ad16
Educação

Validação das inscrições na Plataforma Freire encerra nessa sexta-feira

O prazo final para a validação das inscrições dos professores que se pré-inscreveram na Plataforma Freire é sexta-feira, 28 de fevereiro e não será prorrogado. A Gerencia de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (GEFAPI), solicita a colaboração para que as secretarias municipais de educação não deixem de validar as inscrições. Dados divulgados pela Capes informam que um total de 19.956 professores se pré-inscreveram nos cursos ofertados em todo o Brasil.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância.

Professores e estudantes presentes na reunião-Foto: Maria Santana
Professores e estudantes presentes na reunião-Foto: Maria Santana

De acordo com Ana Maria Almeida, gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, o plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. ?O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas?, afirma Ana.

O Parfor oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

Veja o calendário completo da Plataforma Freire, que passa a ter apenas um período de inscrição ao ano:

14/01/2014 a 28/02/2014- Período de validação das pré-inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais.

06/03/2014 – Disponibilização da relação de pré-inscritos validados.

07/03/2014 a 17/04/2014 – Período de seleção dos pré-inscritos pelas IES, registro, pelas IES, dos pré-inscritos selecionados.

22/04/2014 a 22/05/2014 – Período de matrícula e registro, pelas IES, dos matriculados na Plataforma Freire.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade