ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Veja os aplicativos para adicionar 9º dígito automaticamente em ligações

Os usuários de smartphones que residem nos estados onde o nono dígito será adicionado à frente dos números de celulares não precisam mais se preocupar em atualizar a agenda de contatos. Já existem aplicativos que ajudam a não perder tempo nessa missão. A partir de domingo (31), o Piauí e mais cinco estados recebem o dígito 9 na frente de todos os números de telefone. A mudança vale tanto para envio de SMS como para ligações.

Os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco terão um período de 40 dias de adaptação, em que as chamadas sem o número 9 ainda serão completadas. Durante esse tempo, ocorrerão interceptações, e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Os telefones fixos não terão os números modificados.

nono-4

Para facilitar a atualização da agenda de contatos, algumas operadoras e empresas desenvolveram aplicativos que realizam a mudança de forma automática, para otimizar o tempo na gestão da agenda. Confira os apps selecionados:

Oi 9º Dígito (Gratuito –Android | iOS)
O “Oi 9º Dígito” já possui mais de 170 mil downloads entre Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente. Apesar de ser da operadora Oi, ele pode ser utilizado por clientes de qualquer operadora, e a ferramenta também possibilita formatar os contatos e inserir o código do estado para que fique mais fácil efetuar as ligações quando ele estiver fora de uma cidade específica. Cada vez que uma região precisar realizar a mudança, um alerta será gerado pelo app.

Os contatos gravados no Sim Card não são atualizáveis por este aplicativo. Caso queira atualizar, é recomendado que importe os contatos armazenados no chip para a memória do seu aparelho antes de atualizar os contatos. É necessário estar conectado à internet quando utilizar o aplicativo, para que a atualização do arquivo de regras do 9º dígito seja realizada a cada vez que uma nova região receber o nono dígito. Alteração poderá ser restaurada.

Vivo 9º Dígito (Gratuito – Android | iOS)
Sem a necessidade de acrescentar manualmente mais um número a todos os contatos da agenda, baixando o aplicativo o usuário vai perceber que o número “9” foi adicionado à esquerda de cada telefone. O aplicativo é gratuito e também funciona em todas as operadoras. Nele ainda vem a possibilidade de desfazer a atualização e voltar aos seus contatos originais, antes da atualização. Foi recomendada pela Vivo a realização de um backup da agenda antes de efetuar as alterações.

9º Dígito TIM (Gratuito – Android | iOS)
O aplicativo adequa os números celulares somente dos estados que já possuem nove dígitos, para o novo formato de numeração definido pela ANATEL. Oura função oferecida é a gravação dos números alterados na agenda do usuário incluindo o Código de Seleção de Prestadora (CSP) 41 aos contatos, para realização de chamadas de longa distância. O 9º Dígito TIM está disponível para qualquer operadora brasileira e para usuários do sistema operacional Android, a partir da versão 2.0 (SDK 5), assim como do iOS.

Claro 9º Dígito (Gratuito – Android | iOS)
Assim como todos os outros, além de atualizar a agenda com o nono dígito, é possível padronizar o formato dos números com a operadora de longa distância 21 ou ainda retornar aos seus contatos originais, antes da atualização feita com o aplicativo.

Embratel Nono Dígito (Gratuito – Android | iOS)
Para plataformas Google Play e Apple Store, o aplicativo facilitará a vida de usuários fazendo alteração automática da agenda telefônica do smartphone. Ele permite selecionar números que serão modificados, adicionar o DDD (Discagem Direta à Distância) do usuário aos seus números locais e ainda incluir o CSP 21 para ligações de longa distância.

Cabe ao próprio usuário providenciar a atualização em sua agenda de contatos, seja com o uso dos aplicativos ou manualmente. A mudança, que começou em 2012, já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Maranhão, Amapá, e Roraima. A Anatel pretende implantar o nono dígito em todo o Brasil até o final de 2016.

Fonte: Com informações do Tribuna do Ceará

Um Comentário

  1. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get bought an shakiness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade