ad16
DestaquesTodas as Notícias

Vereador Chaguinha cobra instalação do IML em Picos

Chaguinha explicou que a reunião foi articulada pelo Deputado Estadual, Nerinho, para estabelecer o entendimento entre todos e viabilizar imediatamente a instalação do IML.

Em pronunciamento a sessão da Câmara Municipal de Picos, o presidente da Câmara de Vereadores de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), informou aos colegas e à população que viajou à Teresina para reivindicar a instalação do Instituto Médico Legal (IML), cobrar a regularização dos três meses de salários atrasados dos servidores contratados do Hospital Regional Justino Luz e demandar obras de pavimentação para a cidade.

Chaguinha explicou que a reunião foi articulada pelo Deputado Estadual, Nerinho, para estabelecer o entendimento entre todos e viabilizar imediatamente a instalação do IML.

Vereador Chaguinha – Foto: Ascom

“A princípio, entramos em contato com o deputado Nerinho para explicar os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas, que são obrigadas a irem a Floriano ou a Teresina, para acompanhar as perícias e conseguir as liberações dos corpos dos seus familiares. Prontamente, Nerinho convocou uma reunião com os deputados Pablo Santos, Severo Neto, Carlos Augusto e Belê Medeiros para programar uma reunião com o secretário de saúde, Florentino Neto, o secretário de segurança, Coronel Rubens, e a secretária de administração, Ariane Benigno. A vereadora Dalva Mocó e o vereador Maté também participaram da reunião, que ocorreu na sede da Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SEADPREV) que é órgão que controla os prédios públicos do Estado do Piauí”, disse o presidente.

Ainda de acordo com Chaguinha, atualmente os exames de corpo de delito são realizados em outras cidades porque uma decisão judicial impede a cidade de Picos de realizar esses procedimentos. “Existe uma decisão judicial foi tomada, por Picos não dispor de local com condições dignas e adequadas para esses procedimentos. Porém, é inaceitável uma cidade como a nossa, de quase 80.000 habitantes, não contar com um Departamento Médico tão essencial à população. Além do momento de luto e de tanta tristeza, as pessoas ainda têm que submeter o corpo do seu familiar a uma espera de 10 ou 12 horas. Isso é humilhante e intolerável!”, afirmou.

Na reunião, ficou acertado que o secretário de segurança pública, Coronel Rubens, estará em Picos na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, às 8 horas, para visitar o Hospital Regional Justino Luz, a Delegacia da Polícia Civil e o antigo prédio da Policlínica para que um desses prédios públicos seja destinado para instalar e funcionar o IML de Picos o mais rápido possível.

“Então, depois de todas as explanações dos deputados e vereadores presentes, chegou-se ao entendimento que precisamos fazer algo urgente para agora. A priori, a assessoria jurídica do Governo do Estado, em entendimento com o juiz do Trabalho de Picos, assinarão um termo de ajuste de conduta e pôr em funcionamento o mais rápido possível o IML. A cidade de Picos já tem toda a estrutura pessoal para funcionamento deste departamento, como peritos, agentes, transportes para translado dos corpos e biológos à disposição”, concluiu.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade