CidadeDestaquesPolícia

Vereador Titico é assassinado na zona rural de Picos

anuncio17 UNIFSA
Titico Barbosa

O vereador Francisco de Assis Pio, mais conhecido como Titico Barbosa, 41 anos de idade, foi assassinado na noite deste domingo (14), por volta das 18h30, com disparos de arma de fogo. Ele estava em um  bar no povoado Angical dos Domingos, distante cerca de 20 quilômetros da sede do município.

De acordo com as primeiras informações levantadas, o vereador Titico estaria em um bar, na companhia de parentes e amigos, comemorando a reeleição – ele foi reeleito nas eleições de 7 de outubro,  obtendo 1.101 votos e a décima primeira colocação entre as 15 vagas no legislativo picoense para mais um mandato, o terceiro de sua bem sucedida trajetória política. Ele fazia parte da coligação “Juntos fazermos muito mais”, formada pelos partidos – PSB, PP, PRP,  PPS , PMN e PV da  candidata  Belê Medeiros.

Segundo informações, o crime ocorreu motivado por uma discussão que teria sido iniciada entre parentes do vereador e um dos acusados, cuja discussão terminou, provocando uma briga entre o primo do vereador Titico, Pedro Feitosa Pio (assessor de Titico) e o acusado identificado como sendo um homem conhecido por Mazinho que também estava no bar.

Ainda conforme o levantamento,  após o desentendimento entre Pedro e Mazinho, o acusado se retirou do local e minutos depois retornou em companhia do pai, Zé Neto, atirando contra o vereador que tentou correr, mas acabou sendo alvejado e morto. O primo de Titico,  Francisco das Chagas Pio (Chaguinha) foi  ferido à bala   e encaminhado ao Hospital Regional de Picos onde se submeteu a uma  cirurgia conduzida pelo  médico plantonista do HRJL  e não corre risco de morte. Além dele, Pedro ficou ferido com escoriações, mas foi medicado e liberado em seguida.

A polícia militar foi acionada e está em diligência, tentando prender os acusados de terem matado Titico Barbosa. O crime chocou a população picoense, neste domingo(14). Centenas de pessoas cercaram o Hospital Regional,  na cidade de Picos, na tentativa de ver o corpo do vereador que foi brutalmente assassinado. O laudo da perícia ainda não foi divulgado, mas havia dúvidas se o estrago na garganta do vereador havia sido de faca ou de tiro de espingarda calibre 12.

Os vereadores Irmão Zé Luis e Fátima Sá (eleita vereadora para a próxima legislatura) foram os primeiros parlamentares a visitarem o corpo do vereador Titico Barbosa ainda no necrotério do Hospital Regional Justino Luz. ” Ele era uma pessoa boa, atuante na política. Não estou acreditando que isso aconteceu, não consigo acreditar que aquele corpo alí é do vereador Titico, isso é uma tragédia”, disse Fátima Sá.

Família do parlamentar assassinado
O vereador Francisco de Assis Pio, mais conhecido como Titico Barbosa, era filho do ex-vereador Pedro Barbosa da Silva, assassinado em junho de 2002,  também com disparos de arma de fogo, nas proximidades da Praça Josino Ferreira, centro comercial de Picos. O crime de pistolagem teve dois acusados do crime já condenados pela Justiça; outros quatro envolvidos, entre eles o mandante do crime, morreram em circunstancias diversas.

Em junho deste ano, em entrevista a um veículo de imprensa, Titico comentou os dez anos de falecimento de seu pai: “Hoje é um dia triste pra (sic) mim e para toda a minha família. A cidade inteira conhecia meu pai. A família se sente triste e ainda hoje vivemos diferentes sem o meu pai. Falta um pedaço para cada filho”, disse.

Vaga deixada por Titico na Câmara

No atual mandato assume a vaga de Titico o primeiro suplente da coligação “O povo com fé remove montanhas”, formada pelos partidos do PP,PDT, PTB, PR e DEM, Antonio Evandro Reis Antão (PTB).

Para o próximo mandato que se inicia no dia 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro 2016  a vaga de Titico será ocupada pela primeira suplente da coligação “Juntos para  fazermos muito mais” (PSB, PP, PPS, PMN, PRP e PV), Valdívia Santos Martins Silva (PSB).Ela obteve no último dia 7 de outubro 889 votos, o equivalente a 2,25% dos votos válidos.

Chegada do Corpo para a realização da autópsia
Chegada do Corpo para a realização da autópsia

 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.