ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralPolítica

Vereadores reivindicam melhorias para o município

[ad#336×280]A Câmara de vereadores de Picos realizou na tarde desta quinta-feira (03), a nona sessão ordinária do semestre. Na ocasião estavam presentes os vereadores Edilson Carvalho (PTB), Evandro Reis (PTB), Fátima Sá (PSDB), José de Arimatéia “Maté” (PSL), José Luís (PSB), Wellington Dantas (PT), Valdívia Santos (PSB), Simão Carvalho (PMDB), Toinho de Chicá (PMDB), Rinaldinho (PSB). Justificou a ausência o presidente da casa e vereador Hugo Victor (PMDB), que por motivo de doença de um familiar teve que viajar; Diógenes Medeiros (PPS), Renato Ibiapina (PSB) e Iata Rodrigues (PSB).

Primeiro orador da tarde, o vereador Simão Carvalho solicitou da Empresa Múltipla, que logo após a conclusão do serviço de tubulação do esgotamento sanitário nas ruas, seja feita de imediato a recuperação do calçamento. “Para que esse saneamento não venha acontecer, como aconteceu em muitos bairros de Picos, como a Boa Vista, que lá fizeram a escavação e deixaram o bairro esburacado”, disse.

Sessão da Câmara Municipal de Picos
Sessão da Câmara Municipal de Picos

Logo após a vereadora Valdívia Santos convidou todos a participarem dos festejos do povoado Fátima do Piauí, destacando a programação religiosa, que iniciará dia 04 e se estenderá até o dia 13 de outubro, como também as festas que acontecerão nos dias 11 e 12 do mesmo mês. Valdívia acrescentou que as 12 primeiras casas populares já estão em fase de finalização e que posteriormente a construtora dará inicio a próxima etapa. De acordo com a parlamentar a construção das 50 casas foi divida por etapas cumprindo exigências da Caixa Econômica Federal.

Em seguida o vereador Evandro Reis fez um apelo aos governos Estadual e Federal para dá condições e aliviar o sofrimento do homem do campo. Evandro Reis acrescentou que vê com muita tristeza a seca que vem assolando a região. “Essa seca está prejudicando o desenvolvimento de Picos e do estado do Piauí”. O Petebista fez críticas a Eletrobrás, empresa responsável pelo fornecimento de energia no Piauí. De acordo com o parlamentar, são cobradas altas taxas e o serviço é de péssima qualidade. Para Evandro Reis é necessário que o governo Federal intervenha e resolva à problemática.

A vereadora Fátima Sá foi à quarta a falar na tribuna do Plenário Pedro Barbosa da Silva. Fátima Sásolicitou do DNIT/PI, a instalação de um semáforo na BR-316, no povoado Mirolândia, na entrada do município de Paquetá. A parlamentar pediu ainda que sejam colocados redutores de velocidade e faixa de pedestres na referida BR, em frente ao colégio Elias Gomes Neto, também no povoado Mirolândia. “Por conta da passagem de crianças e adolescentes que estudam nessa escola e quantos acidentes tem acontecido naquela localidade. É uma questão de prevenção, colocar esse semáforo”, destacou. Em outro requerimento a vereadora solicitou do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), a implantação de placas indicativas nas margens da BR 316 indicando a entrada dos povoados Três Potes e Coroatá.

Quinto a falar o vereador Wellington Dantas solicitou da Prefeitura de Picos que seja fiscalizado o cumprimento da Lei Municipal nº 2.138/05, que trata sobre o tempo de permanência na fila do banco. “O tempo mínimo que a gente fica na fila de um banco em nossa cidade é de pelo menos uma hora e isso é um atraso de vida para as pessoas que precisam resolver problema em banco”, argumentou. O petista pediu ainda para que seja feita capinação e limpeza geral em todas as ruas dos bairros Pedrinhas e Pantanal.

Na sequência o vereador Edilson Carvalho explanou sobre a festa de São Francisco e as demonstrações de fé dos romeiros. Enfatizando a questão levantada pelos vereadores José Luís e Maté, com relação à recuperação de estradas dos povoados Cristovinho, Macacos e Serra do Tanque o parlamentar acrescentou: “Eu dizia no início dessa administração que o município tinha máquinas para fazer aquilo que quisesse desde que tivesse interesse, porque máquinas e equipamentos novos tinham chegado e dava pra fazer muitas estradas”.

O vereador José Luís solicitou da Prefeitura de Picos, que seja criada uma comissão específica, composta por representantes de entidades e grupos da sociedade civil organizada, para acompanhar esses cadastros mais especificamente e fiscalizar a inscrição, seleção, construção e entrega das casas do programa “Minha Casa Minha Vida” No sentido de que possa ser criado em Picos Em outro requerimento o Edil solicita da Eletrobrás/Picos que faça o afastamento de 10 postes que se encontram fincados nas estradas do povoado Cristovinho.

Por último o vereador Maté deu continuidade e defendeu seu requerimento, onde solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, que sejam recuperadas e empiçarradas todas as estradas vicinais da comunidade Malhada Grande dos Almondes. Em sua fala Maté agradeceu ao secretário municipal de obras em atender prontamente seu requerimento, o mesmo pediu a recuperação da via de acesso ao Morro da Macambira.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade