Geral

Vereadores solicitam do Dnocs abertura das comportas da Barragem de Bocaina

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Em virtude da seca que assola o sertão piauiense, o rio que corta a cidade de Picos e outros municípios vizinhos, o Guaribas  está completamente sem água. Já o nível de água da Barragem de Bocaina também está muito baixo e sem condições de oferecer água para outros locais, principalmente ao Rio Guaribas.

Com isso quem sofre é o agricultor picoense e de outras cidades ribeirinhas ao Guaribas, onde muitos estão situação caótica, uma vez que eles precisam do liquido para irrigar suas plantações de bananas, goiabas e outros produtos. Os animais também estão sofrendo com a falta do liquido do rio e muitos estão passando sede. Preocupado com a situação caótica dos produtores, os vereadores José de Arimatéia Luz, o Maté (PSL) e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PMDB) solicitaram do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) a abertura das comportas da Barragem de Bocaina.

Comporta da barragem de Bocaina
Comporta da barragem de Bocaina

O requerimento foi feito pelo vereador Maté com apoio do vereador Renato na tarde desta quinta-feira (14) na sessão da Câmara Municipal de Picos. Segundo Maté, a situação está triste em alguns locais ribeirinhos ao rio.  “As comportas da Barragem estão fechadas e as plantações não estão irrigadas e acabam morrendo, porque não está chovendo e o rio secou e estamos colocando esse requerimento pedindo ao presidente do Dnocs, o José Carvalho para que seja feita resolvido à situação”, conta.

O vereador conta ainda que o baixo nível da barragem de Bocaina não justifica o fechamento das comportas. Segundo ele, o produtor não pode sair prejudicado. “As comportas fechadas não sai água, então ela não irá chegar para as pessoas aguarem suas plantações”, disse.

Por ser da região que também está afetada com a falta de água no Guaribas, o vereador Renato  também assinou o requerimento do colega de parlamento e lamenta o sofrimento das pessoas da sua região pela falta de água no rio. “O pessoal de Torrões, Volta do Morro, Alegre, Altos dos Canutos, Tabuleiro dos Pios, Vigia, Angical dos Domingos, Cajazeiras dos Gonçalves e Tabatinga estão sofrendo, porque não tem água nem para os animais beberem e também para irrigação”, lamenta.

O vereador conta ainda que a região produz muita banana e goiaba e depende da água do Guaribas para irrigar os produtos. Segundo ele, são de 400 a 500 trabalhadores que trabalham da roça no plantio da banana e goiaba a Fabrica de Doces do povoado Torrões. “Todos eles vivem da agricultura irrigada e com a falta de água tudo vai acabar e mais de 400 pessoas irão ficar desempregadas”, frisou.

Renato conta ainda que já enviou ofícios para o diretor do Dnocs José Carvalho, porém ele afirma esse caso é uma questão política. “Todo ano é o mesmo problema, temos que envolver a Câmara, o prefeito, os deputados para envolver o governador e chegar até o Dnocs e enfim conseguir abrir as comportas” frisou.

O requerimento foi feito em caráter de urgência, uma vez que a situação é arlamante na região dos dois parlamentares.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.