ad16
Geral

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização no comércio de Picos

[ad#336×280]A Vigilância Sanitária do município de Picos, órgão ligado à secretaria municipal de saúde vem trabalhando intensamente no serviço de inspeção, orientação e fiscalização ao comércio local. Os fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária apreendem regularmente produtos com prazo de validade vencido, sem as normas técnicas exigidas e que estão em prateleiras dos estabelecimentos comerciais.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária no município de Picos, Rita de Cássia, o órgão deus seis meses para que todos os estabelecimentos comerciais se adequassem as normas de higiene e foi realizado também um e é orientação com os comerciantes a seguirem os critérios básicos de higiene e conservação. Após o período de conscientização, a partir de agora o setor vai começar a punir quem desobedecer às normas.

Fiscalização aos comerciários-Foto: Ascom
Fiscalização aos comerciários-Foto: Ascom

“Noventa por cento dos estabelecimentos que agente fiscalizou, nós procuramos orientar, mostrar o que estava errado e o que estava certo, fazendo um trabalho educativo, mais a partir do mês de setembro nós vamos agir de uma maneira diferenciada, nós não vamos mais trabalhar a questão informativa e educativa, por que a Vigilância Sanitária é para eliminar, diminui e amenizar qualquer agravo a população de Picos e região”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rita de Cássia.

Segundo o fiscal sanitário Danúbio Batista, durante esse primeiro semestre do ano, as equipes de fiscais realizaram diversas vistorias no comercio picoense a fim de verificar as condições de armazenamento, manipulação e procedência dos alimentos comercializados.

“As vistorias são feitas de forma constante, produtos que podem propagar a questão biológica, o risco biológico, como bactérias e fungos e outras séries de agravos, que possa vir de encontro com o consumidor, por questão de desinformação pode ate vir a óbito, dependendo da pessoa”, ressaltou o fiscal sanitário Danúbio Batista.

Produtos comercializados-Foto: Ascom SMS
Produtos comercializados-Foto: Ascom SMS

Para não ser pego de surpresa, os ficais sanitários alertam para os riscos de comercializar produtos sem as especificações técnicas. Os funcionários do órgão apreenderam durante essa semana, em uma vista de rotina, uma série de produtos derivados do leite com graves irregularidades. Apreenderam também medicamentos com a data de validade vencida há mais de cinco anos. Refrigerantes e sucos também estão sendo alvo das fiscalizações.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a fiscalização sanitária atua sobre o mercado de produtos oferecidos à população de maneira a identificar problemas e tomar ações que evitem ou minimizem os riscos à saúde. A partir da ação fiscalizadora são adotadas medidas sanitárias, como a retirada do mercado de produtos sem registro, produtos falsificados, com desvio de qualidade ou comercializados por empresas sem autorização da Agência.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade