Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nos postos de venda de peixes em Picos
Desde o inicio da semana a Vigilância Sanitária de Picos vem intensificando as fiscalizações junto aos postos de vendas de alimentos para o período da Quaresma, como peixes, ovos e dentre outros. A medida em caráter educativo e preventivo foi realizada nos bairros Bomba, Junco e Centro, envolvendo a equipe duas equipes de vigilantes acompanhado por dois nutricionistas.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária em Picos, Rita de Cássia, as visitas aos postos de venda era esclarecer as noções básicas de higiene e conservação destes alimentos. “As fiscalizações foram para orientar os vendedores sobre a forma correta de conservação dos peixes, como os mesmos devem ser colocados em bandejas, e não apenas expostos para a venda nas mesas ou barracas. Outra orientação sobre não deixar a tábua de corte junto aos alimentos”, disse a coordenadora.
Rita de Cássia ainda ressaltou que algum locais foram encontrados alimentos estragados e com a presença de irregularidades sanitárias a respeito da conservação dos alimentos. Fiscalizações devem continuar mediante denúncias durante a Semana Santa.
Saiba como detectar alimentos estragados
Peixe no gelo
→ Deve ter olhos brilhantes e salientes, escamas aderidas, guelras vermelhas, odor suave e carne firme.
Peixe congelado
→ Deve estar completamente endurecido, limpo e sem mutilação.
Filé de peixe
→ Deve estar embalado com o selo da inspeção, data de validade e sob refrigeração.
Ovos
→ Casca limpa;
→ Sem rachaduras;
→ Acondicionados em bandejas e com a data de validade.
Bacalhau
→ Sem umidade;
→ Carne e pele firmes;
→ Não apresentar manchas vermelhas ou escuras