ad16
DestaquesGeralPolíciaTodas as Notícias

Violência sexual contra a mulher diminui na região de Picos

[ad#336×280]Por Luciano Barbosa

Os índices de violência sexual contra a mulher caíram em 80% este ano em comparação com o mesmo período de 2013. É o que consta em um balanço feito pelo Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS) na região de Picos.

De acordo com a enfermeira Tânia Luz, membro da rede, de janeiro até agora foram registrados apenas 6 casos de violência sexual contra mulheres. De 2011 a 2013 ocorreram 90 registros evidenciando uma média de 30 casos por ano.

Embora o índice de violência tenha caído um outro dado preocupa os profissionais que fazem parte da rede. Cerca de 70% dos casos registrados até agora são de violência sexual contra menores de 14 anos.

Violência contra a mulher
Imagem Ilustrativa

Para avaliar a situação, uma reunião de monitoramento, que acontece anualmente, foi realizada em Picos nesta terça-feira (13). Junto com a coordenação de Saúde da Mulher de Teresina, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e representantes de movimentos sociais, do Ministério Público e de órgãos de segurança estiveram reunidos durante todo o dia no auditório do Hemopi de Picos.

Na pauta foi discutido o papel de cada segmento que faz parte da rede para avaliar os avanços, desafios e fazer um novo planejamento. O planejamento engloba ações que compreendem os 42 municípios que fazem parte do Vale do Guaribas.

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, em 2013 o serviço registrou 459 atendimentos, sendo 277 na capital e 171 de vítimas do interior. Os municípios com maior procura foram Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Corrente e Floriano. O SAMVVIS funciona em Picos no Hospital Regional Justino Luz e tem como coordenadora a enfermeira Remédios Albano. O serviço funciona 24 horas e pode ser acionado em qualquer horário do dia.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade