ad16
InformáticaTodas as Notícias

Você conhece o Disk Drill? programa permite recuperar arquivos apagados

O sucesso na recuperação de arquivos pode variar entre os programas, devido ao método empregado.

Os computadores pessoais e os dispositivos móveis são equipamentos para a realização de tarefas e diversão. Em muitos casos as informações armazenadas na memória interna possui maior importância do que o preço do equipamento, pois dependendo da situação o valor dos arquivos pode ser inestimável. O ideal é sempre manter uma cópia de segurança dos arquivos salva na nuvem ou em HDs externos. A utilização de pen drives e cartões de memória deve ser restrita apenas a transferência dos arquivos para outros locais – é extremamente recomendável evitar armazenar arquivos importantes unicamente nesse tipo de dispositivo. E quando o cartão de memória corromper, o HD falhar e todos os arquivos forem perdidos, o que fazer?

Existem diversos programas no mercado que possibilitam tentar recuperar os arquivos perdidos, e cada um deles possui os seus próprios recursos para realizar essa tarefa. O sucesso na recuperação de arquivos pode variar entre os programas, devido ao método empregado. Entre os mais conhecidos, o Disk Drill apresentou a maior eficiência na recuperação de arquivos completos ou a partir de fragmentos. O programa possui uma versão gratuita que permite a recuperação de até 100 MB (megabytes) por vez, mas apresenta um relatório completo contendo a estatística de recuperação de todo conteúdo que poderá ser selecionado e restaurado pelo usuário.

A recuperação de arquivos não se estringe aos arquivos armazenados no PC, também é possível tentar recuperar arquivos apagados da memória em dispositivos móveis no Android e iOS. Esse recurso é útil para tentar a recuperar mensagens apagadas do WhatsApp e que não estavam salvas no backup armazenado na nuvem. Mas vale salientar que para realizar a varredura em busca do histórico das mensagens em dispositivos com o Android, será necessário realizar o desbloqueio do “root” no sistema operacional do aparelho.

O Disk Drill também é capaz de recuperar as partições que foram  apagadas, exportar cópia de arquivos compactada para a restauração, monitorar o desempenho do HD em computadores da Apple, identificar e remover arquivos duplicados.

Para recuperar arquivos apagados, siga os passos descritos abaixo:

1 – Execute o Disk Drill.

2 – Selecione o dispositivo de armazenamento clicando em “Recover”. Em dispositivos em que já houve a varredura, será preciso selecionar a opção “Run all recovery methods” para que seja criada uma nova sessão.

3 – Após o término da recuperação, selecione todos os arquivos que devem ser restaurados e o seu destino de armazenamento.

Imagens: Reprodução/G1

Tags

Leia Também

Publicidade