ad16
EducaçãoTodas as Notícias

Webconferência do UNIFSA discute gestão de pessoas, liderança e desempenho no cenário atual

Nessa segunda-feira, 11 de maio, às 17 horas, a coordenação da pós-graduação do Centro Universitário Santo Agostinho, juntamente com a coordenação do MBA de “Gestão estratégica de pessoas e liderança”, realizou a webconferência “Pessoas e Organizações: Complexidade, Liderança e Desempenho”, via plataforma Blackboard, com participação aberta ao público. O professor e coordenador da pós, Rhubens Ewald Moura Ribeiro, fez a mediação entre os convidados: Rodrigo Ribeiro Costa Cavalcante, mestrando em Administração pela FUCAPE Business School, professor, servidor público e consultor, e Tonny Kerley de Alencar Rodrigues, doutor pela COPPEAD Graduate School of Business, professor, pesquisador e empresário. Os dois palestrantes convidados apresentaram discussões e perspectivas sobre o cenário atual e as mudanças que se descortinam nessa nova conjuntura.

texto-justificadoPara iniciar o debate, o professor Rhubens Ribeiro realizou uma contextualização sobre o momento presente, em que a pandemia causada pelo novo coronavírus alterou bruscamente as relações sociais e de trabalho, uma vez que medidas de distanciamento social precisaram ser adotadas em todo o mundo para o combate à doença. “Estamos vivendo uma realidade que traz muitas alterações, onde inúmeras variáveis surgiram em diversos campos, inclusive no campo da gestão, são novas dinâmicas, atores e tudo isso envolve muita complexidade pelas limitações de contato físico. Cabe aos gestores analisar as ferramentas, as estratégias e os novos meios capazes de auxiliar nesse processo”, explica.

De acordo com o professor Rodrigo Cavalcante, mais do que nunca é necessário confiar na ciência e nos métodos advindos de muito estudo e análise. O palestrante recorreu a conceitos como os de ambidestria organizacional e de paradoxo para ilustrar a dificuldade na tomada de decisões em um momento cercado por incertezas. “Mas, sem dúvidas, nessas circunstâncias, os gestores precisam apontar soluções inovadoras, olhando para o aspecto humano, mas de forma técnica. É hora de se reinventar para lidar com as mudanças de alta complexidade, principalmente em relação aos processos remotos, empresas e líderes devem se preparar a longo prazo, pois será difícil o retorno para o que entendíamos por “normalidade”. Ainda não sabemos com clareza dos impactos do trabalho remoto, que já vem sendo adotado com sucesso há um tempo em alguns setores, principalmente no funcionalismo público e já existem métrica e metas para produtividade, por exemplo”. O professor enfocou ainda as perspectivas múltiplas que devem ser analisadas pelos líderes, tendo em vista as medidas provisórias que caem e entram em vigor e os decretos governamentais.

O professor Tonny Kerley, que também é economista e empresário, falou um pouco da perspectiva econômica, principalmente em relação à retração do Produto Interno Bruto (PIB) e do alto número de desempregados em decorrência da crise econômica e sanitária, o que certamente impactará nas formas de fazer recrutamento, seleção, treinamentos e na própria gestão de equipes formadas, às vezes, por profissionais mais capacitados do que a vaga de emprego exige. “São muitas questões que precisam ser analisadas com cuidado do ponto de vista da gestão, são muitos os desafios para liderar de maneira mais democrática e humana, o que acredito que será determinante nas mudanças que estamos enfrentando”, finaliza.

Se você participou da webconferência, por favor, pedimos que responda a esta breve pesquisa, que nos auxiliará na produção de mais conteúdos! Obrigado.

Se você não assistiu, pode assistir clicando nesse link. E depois, não esquece de responder à pesquisa acima.

E se você deseja mais informações sobre o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, pode entrar em contato com o coordenador do curso, professor Rhubens Ribeiro, através do telefone (86) 9-9951-7283. Preencha esse formulário!

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui