ad16
DestaquesTodas as Notícias

Wellington Dias anuncia compra de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19

O chefe do executivo estadual fez o comunicado após reunião com o Comitê de Organização Emergencial (COE-PI).

O governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou nesta quarta-feira (8) a compra de medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina, além de azitromicina, para o tratamento de pacientes com Covid-19. O chefe do executivo estadual fez o comunicado após reunião com o Comitê de Organização Emergencial (COE-PI). O estado já registrou cinco mortes pela doença, com 31 pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“Autorizei ao secretário de Saúde, Florentino Neto, a partir de orientação do Comitê de Organização Emergencial (COE), a compra de mais medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina. Autorizei também a compra da azitromicina para compor o coquetel”, declarou o governador.

Wellington Dias

Segundo Wellington Dias, um protocolo está sendo elaborado para a administração dos remédios no Piauí. O documento deve ser concluído ainda nesta quarta-feira.

“Nossos médicos estão elaborando esse protocolo que dá segurança tanto para o médico quanto ao paciente. Eles estão dialogando com profissionais do Ceará e do Pará. Através desse protocolo, os medicamentos podem ser manuseados apenas pela equipe médica”, explicou.

Conforme o protocolo usado no Ceará e Pará, as substâncias são administradas no estágio inicial da Covid-19, com o objetivo de fazer com que os primeiros sintomas não evoluam para as perigosas infecções pulmonares. Nesse caso, é utilizado o coquetel da hidroxicloroquina com a azitromicina.

O governador destacou que a cloroquina tem sido experimentada em casos confirmados de Covid-19 em todo mundo. “O medicamento é usado originalmente para tratamentos de malária e doenças reumáticas, e tem efeitos colaterais”, comentou.

Compra de respiradores

Pela manhã, o governo do estado e a Prefeitura de Teresina anunciaram a compra de 200 respiradores mecânicos, equipamentos importantes no atendimento aos pacientes afetados gravemente pela Covid-19. Além disso, em todo o estado, oito cidades deverão ter leitos de UTI.

O governador explicou que autorizou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a realizar a compra conjunta e disse que, além dos 200 aparelhos, há mais 130 já adquiridos que serão distribuídos.

Fonte: G1 Piauí

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade