Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Wellington entrega mais 286 casas no Jacinta Andrade na quinta-feira, 9

UBAS – Jacinta Andrade (Foto:Regis Falcão)

O Governo do Estado do Piauí, através da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), realizará, nesta quinta-feira (9), a entrega de mais 286 unidades habitacionais do Residencial Jacinta Andrade, além de uma Unidade Básica de Saúde e um Centro Cultural, todos construídos no bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.

O Governo do Estado também vai assinar na próxima quinta-feira o Termo de Cessão de Uso que cede alguns equipamentos comunitários à Prefeitura Municipal de Teresina como as Unidades de Saúde, o Terminal de Ônibus, o Batalhão da Polícia Militar, entre outros. O empreendimento é financiando com recursos do Governo Federal com a contrapartida do Governo do Estado e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A solenidade contará com a presença do governador, Wellington Dias; da diretora geral da ADH Gilvana Gayoso; do superintende da Caixa Econômica Federal do Piauí, Emanuel Bonfim; deputados, parlamentares, secretários, representantes dos movimentos sociais, famílias beneficiadas e entidades ligadas à habitação.

“Todos as famílias beneficiadas foram contempladas através de sorteio público, a forma mais democrática de garantir uma moradia para quem não tinha acesso, em especial os portadores de deficiência, idosos, mulheres vítimas de violência, Grupos LGBT e outros”, declara a diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso. Ela acrescenta ainda que o empreendimento contempla as pessoas que ganham de zero a três salários mínimos.

UBAS
A Unidade Básica de Saúde “Fernando Gomes Correia Lima”  entregue nesta semana será administrada pela Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina. O serviço vai oferecer à população da zona Norte maior comodidade, inclusive, já funciona no Residencial Jacinta Andrade a Unidade Básica de Saúde “André Luis Oliveira” e nos próximos 60 dias estará funcionando a UBAS 2.

O prédio da UBAS dispõe de salas para Administração, Programa Saúde da Família, Sala de Espera, Farmácia, Almoxarifado, além de quatro consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de exames, curativos, coleta de material, imunização, esterilização, sala de reunião, dois banheiros (um masculino e outro feminino) e estacionamento, tudo isso numa área construída de 700 metros quadrados.

Quem é Jacinta Andrade?
Jacinta de Aquino Monteiro de Andrade (1964-2005) foi uma líder comunitária, sindicalista e ativista que lutou em defesa da moradia  da igualdade e  das causas populares. Sua luta era pela transformação social e pela conquista de uma vida digna para mulheres e homens. Jacinta Andrade por ser uma grande defensora das famílias piauienses está sendo homenageada no maior empreendimento habitacional de Teresina construído pelos governos Federal e Estadual.

Jacinta Andrade teve sua vida interrompida em 19 de junho de 2005 quando foi brutalmente assassinada pelo seu companheiro Antonio Vieira que foi condenado há 19 anos de prisão sem direito a fiança e em regime fechado.

Fonte: Governo do Estado

Sair da versão mobile