Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Wilson Martins fará abertura do fórum Piauí 2050 e visitará obras inacabadas em Oeiras

Wilson Martins

[ad#336×280]Chegando a Oeiras nesta quinta-feira para as comemorações alusivas aos 192 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, o governador Wilson Martins fará a abertura do fórum Piauí 2050: O futuro que a gente quer, nesta quinta-feira, 23 de janeiro, em Oeiras. O fórum integra a agenda de formulação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES), que vai apontar uma carteira de projetos e negócios para atração de investimentos da iniciativa privada para o Estado, nos próximos 40 anos.

Wilson Martins visitará obras em
Oeiras: Foto: Thiago Amaral

Agronegócio, mineração, energias renováveis, turismo, infraestrutura, educação, cultura e programas associados (Arranjos Produtivos Locais – APLs e Ciência & Tecnologia) são os segmentos priorizados para estimular o desenvolvimento do Piauí, sendo que estes foram apontados pelos piauienses durante a realização dos fóruns regionais e dos seminários em Teresina, conduzidos pela Secretaria do Planejamento (Seplan).

Para o secretário Cezar Fortes, no ritmo de desenvolvimento em que o Estado se encontra, é possível prever que até 2050, estaremos entre os maiores da região e “sem sombra de dúvidas, entre os três do Nordeste, tanto no aspecto econômico como social também”.

De acordo com ele, analogicamente, “é como se estivéssemos numa corrida, onde o Piauí tem que enveredar um esforço maior para estar na mesma rodada dos demais estados brasileiros”. E esse esforço, afirma o secretário, tem sido feito, e já mostra resultados positivos. Redução da extrema pobreza, elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), crescimento na renda per capita são alguns exemplos que mostram a melhoria nos indicadores sociais.

O evento terá início às 08h no Cine Teatro Oeiras, é gratuito e ao final, os  participantes  receberão certificados.

No dia 24, o governador participará das solenidades Cívicas alusivas aos 192 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Governador deverá visitar obras inacabadas na cidade

Em Oeiras, Wilson Martins também deverá visitar algumas obras que já extrapolaram o prazo de entrega, mas que continuam inacabadas.

Os maiores exemplos são o Mercado Municipal, o Monumento do 24 de janeiro, as obras da galeria que ligará a Jureminha ao Riacho Mocha e também das instalações da UPA.

Monumento 24 de Janeiro em Oeiras – Foto: Reprodução/Mural da Vila

O Monumento 24 de Janeiro em Oeiras, está localizado próximo ao portal de entrada do município, em frente ao Parque Leste, e é um parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Oeiras.

A obra, orçada em R$ 1.184.272,16( Um milhão cento e oitenta e quatro mil duzentos e setenta e dois reais e dezesseis centavos), deveria ser inaugurada nesta sexta-feira, 24 de janeiro de 2024, conforme foi anunciado no ano passado por Wilson Martins. Todavia, mesmo com as obras seguindo em ritmo acelerado, não há previsão de ser inaugurada.

á o Mercado Público Municipal é outra obra que segue sem data prevista para a inauguração, sendo que várias datas já foram marcadas. Entretanto, frequentemente as obras são paralisadas.

O esgotamento sanitário assim como a galeria que ligará o Barreirão no bairro Jureminha é outra obra não concluída pelo governo estadual. Durante uma forte chuva no mês de dezembro, um carro foi arrastado pelas águas no trecho da construção dessa galeria.

Outra obra que já teve várias datas marcadas para iniciar o funcionamento e que segue fechada apesar de ter suas obras concluídas é a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que está localizada na avenida Totonho Freitas, e que em funcionamento deverá desafogar o atendimento do Hospital Regional Deolindo Couto. Este por sua vez, conta com uma UTI que também já teve várias datas marcadas para o início do seu funcionamento e que segue desativada, obrigando vários pacientes serem transferidos para Teresina, onde aguardam até 3 dias para conseguirem uma vaga.

Fonte: Mural da Vila

Sair da versão mobile