ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
DestaquesDom Expedito LopesMunicípios

Zé Belo assume Prefeitura de Dom Expedito e anula atos da ex-prefeita Ivete Lima

Prefeito Zé Belo, ao centro, toma as primeiras medidas administrativas
Prefeito Zé Belo, ao centro, toma as primeiras medidas administrativas

Por João Paulo Leal
Da Redação

Dezoito anos após concluir seu 3º mandato, José Belo de Sousa (PSB), de 87 anos, voltou a assumir o comando da Prefeitura de Dom Expedito Lopes. Ele, que foi o primeiro prefeito do município, foi empossado na manhã de hoje, dia 10 de agosto, na Câmara Municipal, após ser diplomado pelo juiz da 62ª Zona Eleitoral, João Borges de Sousa Filho, que presidiu a junta apuradora da eleição suplementar ocorrida no dia 07 de novembro de 2010.

A candidata eleita na eleição suplementar, Francisca Ivete do Nascimento Lima (PRTB), que vinha administrando o município desde então, teve o mandato cassado ontem, dia 09, por decisão do juiz João Borges de Sousa Filho, que julgou procedente a ação de impugnação movida pela coligação “O Progresso Continua”, que tinha como candidato a prefeito José Belo de Sousa e vice-prefeita, Maria do Socorro Santos Dantas.

Em seu despacho, o juiz entendeu que houve compra de votos na eleição, por parte da candidata Ivete Lima, o que pôde ter influenciado o resultado da eleição, tendo em vista a maioria a favor de Ivete ter sido de apenas 13 votos. Ela obteve 2.578 votos e Zé Belo 2.565 votos. O terceiro candidato foi Jôfran Santos Moura, do PT, que conseguiu 42 votos. 6.065 eleitores estavam aptos a votar na eleição suplementar, mas compareceram às urnas 5.409 eleitores, dos quais 185 anularam o voto e 39 votaram em branco. Devido a candidata não ter alcançado 50% dos votos válidos mais 1, não há necessidade de convocação de nova eleição e o 2º colocado foi considerado eleito.

PRIMEIROS ATOS
Ao ser empossado pelo presidente da Câmara Municipal, Écio Flávio Gomes e pelos vereadores Luiz Quinor, Alexo Belo, Francisco de Assis Dantas e Basileu, o prefeito Zé Belo assinou portaria anulando todos os atos da ex-prefeita Ivete Lima. Com isso, foram cancelados todos os contratos e demitidos todos os ocupantes de cargos comissionados. Zé Belo também nomeou como secretária de Finanças a senhora Maria Amélia de Sousa Eulálio.

Ainda na manhã de hoje, o prefeito Zé Belo se dirigiu para Picos, acompanhado do ex-prefeito Benedito Dantas Neto, o Bené Dantas, para providenciar no Banco do Brasil as devidas mudanças para movimentação financeira das contas da Prefeitura. De acordo com o vereador De Assis Dantas, ainda hoje haverá uma reunião com as lideranças do grupo político que volta a administrar Dom Expedito Lopes, no sentido de definir a nova equipe de governo e as próximas medidas administrativas do prefeito Zé Belo.

APELAÇÃO
Vale ressaltar que a decisão do juiz João Borges de Sousa Filho cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que poderá manter ou modificar a decisão do magistrado. A ex-prefeita Ivete Lima também pode retornar ao cargo por força de liminar.

[ad#ad-3]

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade