Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

17 de Novembro: Dia Nacional de Combate à Tuberculose

A Tuberculose (TB) continua sendo um problema de saúde mundial, que exige o desenvolvimento de estratégias para o seu controle considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.É importante destacar que anualmente ainda morrem 4.500 pessoas por tuberculose, doença que é curável e evitável. Em sua maioria, os óbitos ocorrem nas regiões metropolitanas e em unidades hospitalares. Em 2008 a TB foi a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a 1ª causa de morte dos pacientes com AIDS (SIM).
Dia da Tuberculose

Segundo a Coordenadora municipal do Programa da Tuberculose de Picos, a farmacêutica Elena Lucia Sales de Souza os números registrados no SINAN da Secretaria Municipal de Saúde de Picos (SMS) em 2011 são os seguintes: 24 pacientes, sendo 12 masculinos e 12 femininos distribuídos em 16 bairros da cidade e zona rural.

Elena Sales destaca ainda a importância da prevenção. “É muito importante que as pessoas que estiverem com os sintomas da doença como; Tosse com catarro por mais de três semanas, perda de apetite, perda de peso, suores noturnos e febre procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois pode ser Tuberculose, uma doença que tem cura se tratada adequadamente, mais que pode levar a morte se não tratada.”

Esse ano a SMS já realizou duas Campanhas de combate a TB, sendo uma no Dia Mundial 24 de Março e outra durante a Ação Global em Maio, além de palestras, capacitação para médicos e enfermeiros e profissionais da Estratégia Saúde da Família.

Todas a Unidades Básicas de Saúde do município (UBS) dispõe de profissionais capacitados e estrutura para diagnosticar a doença, conta com uma rede de serviço estruturada com laboratório para a baciloscopia (PAM) e distribuição regular da medicação que é gratuita. A coordenadora também alerta que Tosse por mais de 03 semanas pode ser Tuberculose.

 

Fonte: Secom

Sair da versão mobile