

Segundo a Coordenadora municipal do Programa da Tuberculose de Picos, a farmacêutica Elena Lucia Sales de Souza os números registrados no SINAN da Secretaria Municipal de Saúde de Picos (SMS) em 2011 são os seguintes: 24 pacientes, sendo 12 masculinos e 12 femininos distribuídos em 16 bairros da cidade e zona rural.
Elena Sales destaca ainda a importância da prevenção. “É muito importante que as pessoas que estiverem com os sintomas da doença como; Tosse com catarro por mais de três semanas, perda de apetite, perda de peso, suores noturnos e febre procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois pode ser Tuberculose, uma doença que tem cura se tratada adequadamente, mais que pode levar a morte se não tratada.”
Esse ano a SMS já realizou duas Campanhas de combate a TB, sendo uma no Dia Mundial 24 de Março e outra durante a Ação Global em Maio, além de palestras, capacitação para médicos e enfermeiros e profissionais da Estratégia Saúde da Família.
Todas a Unidades Básicas de Saúde do município (UBS) dispõe de profissionais capacitados e estrutura para diagnosticar a doença, conta com uma rede de serviço estruturada com laboratório para a baciloscopia (PAM) e distribuição regular da medicação que é gratuita. A coordenadora também alerta que Tosse por mais de 03 semanas pode ser Tuberculose.
Fonte: Secom