DestaquesGeralTodas as Notícias

Picos: Umidade do ar atinge 30% e gera estado de alerta

anuncio17 UNIFSA

Nos períodos mais quentes do ano, as temperaturas se elevam e a umidade do ar diminui, uma realidade comum para a população da região de Picos.  A preocupação maior é quando a umidade atinge indicadores muito baixos, como o que está ocorrendo atualmente em que as pessoas tem que lidar com índices chegando a 30%.

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Este percentual é considerado estado de aleta para Organização Mundial da Saúde (OMS), devido desencadear problemas respiratórios, quando o aceitável para a saúde humana é até 60%.

O técnico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Eugênio Lopes, explica que as condições climáticas atuais já configuram o verão, e que as temperaturas devem aumentar ainda mais.

“Os picoenses já convivem com temperaturas de até 39º, e ainda podem subir mais devido o calor e o sol forte.  Tivemos 525 milímetros de chuvas muito mal distribuídas. Com certeza teremos mais um verão caótico”, disse o técnico.

Chuvas

O sertanejo já convive com quatro anos de seca onde as precipitações pluviométricas  são menores, e consequentemente mal distribuídas. Um exemplo disto, é que em 2016 choveu 525 milímetros, superando índices registrados desde 2012. Mesmo com este volume de chuva,  a safra agrícola acabou sendo perdida devido a irregularidades das chuvas.

O ano 2015 foi considerado o mais quente de todos os tempos. Devido o fracasso das chuvas, a meteorologia aponta que 2016 será mais um ano de altas temperaturas.

 

2012 175 ml
2013 290 ml
2014 360 ml
2015 383 ml
2016 525 ml
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.