DestaquesPolítica

Kleber Eulálio lidera disputa para prefeitura de Picos

anuncio17 UNIFSA
Debate entre candidatos a prefeito de Picos
Candidatos a prefeito de Picos

O deputado estadual Kleber Eulálio (PMDB) está vencendo na disputa pela Prefeitura de Picos, com 44% das intenções de voto estimuladas, exatos dez pontos percentuais sobre sua principal adversária, a candidata do PSB à Prefeitura de Picos e também deputada estadual Belê, apontou pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, entre os dias 21 a 23 de agosto.

O candidato do PRTB à Prefeitura de Picos, Dr. Gleuton Portela, tem 7% das intenções de voto estimuladas.

Os eleitores indecisos em Picos representam 12,75% do total. Os eleitores que querem votar nulo ou em branco são 2,25% do total.

A pesquisa foi feita com 400 eleitores de Picos com idade a partir dos 16 anos em bairros e povoados da zona rural de Picos.

O levantamento eleitoral tem uma margem de erro de 4,8% para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí com o Protocolo de número PI 00231/2012.

Kleber Eulálio também lidera na disputa pela Prefeitura de Picos nas intenções de voto espontâneas com 35,5%.

A deputada Belê tem 28,25% das intenções de voto espontâneas e o Dr. Gleuton Portela tem 3% das intenções de voto espontâneas.

As intenções de voto espontâneas são as manifestadas pelos eleitores sem que o pesquisa mostre os nomes dos candidatos envolvidos na disputa eleitoral.

Na pesquisa de intenções de voto espontâneas do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, os eleitores indecisos são 28,5% e os que intencionam votar nulo representam 3,5% do total.

O ex-prefeito de Picos José Nery foi lembrado espontaneamente por 0,5% dos eleitores e a sigla do PMDB (15) foi citada por 0,5% dos eleitores e os nomes de Mate e Borge foram lembrados sem estímulo do pesquisador por 0,25% dos eleitores.

A candidata do PSB, deputada estadual Belê, é entre os que disputam a Prefeitura de Picos a que tem maior índice de rejeição, com 34,5%.

O segundo mais rejeitado é o candidato do PRTB, Dr. Gleuton Portela, com percentual de 22,75% dos eleitores.

O menos rejeitado é o candidato do PMDB à Prefeitura de Picos, deputado estadual Kleber Eulálio, com índice de 20% dos eleitores, apurou a pesquisa do Instituto Amostragem.

16,5% dos eleitores picoenses não rejeitam nenhum dos candidatos a prefeito, enquanto 10,75% do eleitorado não sabem ou não querem opinar sobre a rejeição aos candidatos.

“Os percentuais de rejeição somam mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um candidato” esclarece Batista Teles.

Entre os eleitores que intencionam votar em Kleber Eulálio, 77,27% responderam, na pesquisa do Instituto Amostragem – Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, que não vão escolher outro candidato até o dia das eleições; enquanto 16,48% deles podem votar em outro candidato até o dia das eleições.

6,25% dos eleitores de Kleber Eulálio não quiseram opinar sobre sua firmeza do voto.

Já entre os eleitores de Belê, 76,47% garantem que não votarão em outro candidato até o dia das eleições; outros 19,12% declararam que podem mudar de candidato até o dia 7 de outro; e 4,71% disseram que não sabiam ou não queriam opinar sobre a questão.

Os eleitores de Picos têm um sentimento de mudança muito acentuado, revelou a pesquisa do Instituto Amostragem.

O diretor presidente do Instituto Piauiense de Opinião Pública, o professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e estatístico João Batista Teles, disse que 58% dos eleitores de Picos desejam que o próprio prefeito eleito mude a maioria ou todas as políticas da atual administração municipal.

Na opinião de 22,5% dos eleitores, Picos precisa hoje de um prefeito que após ser eleito mude algumas políticas e continue com a maioria das políticas da atual gestão municipal.

Somente 8,75% dos eleitores de Picos responderam que o município precisa de um prefeito que após ser eleito continue com todas as políticas da atual administração.

10,75% dos eleitores de Picos não souberam ou não quiseram opinar sobre as políticas que devem ser adotadas pelo futuro prefeito do município.

Os eleitores de Dr. Gleuton Portela são os mais vulneráveis na mudança de suas intenções de voto, já que 39,29% deles afirmaram que podem mudar de candidato até o dia 7 de outubro e 50% não pretendem mudar de intenção de voto até o dia das eleições; os que não quiseram ou não souberam responder sobre a firmeza de seus votos somam 10,71%.

43,5% dos eleitores acham que Kleber Eulálio ganha as eleições para a Prefeitura de Picos

A pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte revela que 43,5% dos eleitores de Picos acreditam que o deputado estadual Kleber Eulálio vai ganhar as eleições para a Prefeitura Municipal.

Para 35% dos eleitores, o vencedor da eleição para prefeito de Picos é a deputada estadual Belê.

Segundo 1,5% dos eleitores, o vencedor para o cargo de prefeito é o Dr. Gleuton Portela.

20% dos eleitores de Picos não sabem ou não opinam sobre quem vai vencer as eleições para a Prefeitura de Picos.

Fonte: Meio Norte

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.