Publicidade Riachaonet
DestaquesGeminianoMunicípios

Rebanho bovino da região de Picos escapa na ‘macambira queimada’

anuncio17 UNIFSA
Gado come macambira queimada na região de Picos
Gado come macambira queimada na região de Picos

A seca que assola o nosso sertão chegou ao extremo. Em Geminiano, os criadores sem ter mais o que dar para o gado comer, apelam para a queima da macambira, na fé que as últimas cabeças de gado que ainda restam possam escapar, até que a chuva chegue.

Para os irmãos Antonio Francisco José da Luz  e Raimundo Nonato da Luz, criadores de gado da cidade, a queima da macambira já virou rotina. Quando perguntados se não fosse a macambira o que teria acontecido,  Antônio responde que que não teria mais nenhum animal vivo, pois a condição financeira não permite comprar ração. “Até mesmo a macambira está sendo racionada com medo de acabar, pois isso acontecendo é entregar pra Deus. A fome do rebanho é tamanha que eles  entram quase no fogo pra comer”, diz o criador.

O que é a macambira?

Macambira queimada
Macambira queimada serve de forragem para os animais

A macambira (Bromelia laciniosa) é uma planta da família das bromeliáceas, do gênero Bromélia. Possui vários usos que vão desde a utilização da planta para evitar a erosão, até como alimento para o gado. Como sua folha possui modificações que dão uma natureza espinhenta a mesma, a macambira é queimada antes de ser oferecida ao gado.

A macambira está presente nas áreas secas do nordeste, desde a Bahia até o Piauí. Seu caule é cilíndrico e suas folhas (constituídas de duas partes distintas: base dilatada e limbo) encontra-se distribuídas em torno do caule. O caule desta planta geralmente é confundido com a raiz, porém as raízes da macambira são finas, diferentemente do caule que é mais espesso.

O tamanho da planta é variado e o seu fruto é uma baga de três a cinco centímetros de comprimento e diâmetro variando de 10 a 20 milímetros. Essas bagas quando maduras assumem uma coloração amarela, lembrando um cacho de pequenas bananas.

Com informações de Etevaldo Moura – Blogueiro 180graus
Edição, revisão e acréscimos: Roger Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.