DestaquesGeral

Incêndios na região de Picos crescem 80%,dizem bombeiros

anuncio17 UNIFSA
Queimadas da região de Picos
Queimadas da região de Picos

O Corpo de Bombeiros de Picos informa que o número de queimadas na região sul do Estado cresceu cerca de 80% em apenas um ano. A maioria dos casos ocorre na zona rural e é oriunda de fogo em plantações onde os agricultores acabam perdendo o controle e deixando que as chamas se espalhem.

A comandante da unidade picoense do CBMP, tenente Ana Cleia Diniz Santos, descreve que o número de chamadas está muito grande na região. “Ano passado tivemos apenas dois casos um pouco mais graves: em Geminiano e Valença. Desta vez já ocorreu em Paquetá do Piauí, Sussuapara, Valença, Geminiano e Fronteiras. Acredito que tivemos um aumento de aproximadamente 80% no número de chamadas”, contabiliza.

Segundo as estatísticas dos bombeiros no mês de setembro de 2011 foram atendidas 86 ocorrências, destas, 25 eram registros de fogo no mato e 39 em terreno baldio em cidades da região.

O caso mais recente aconteceu na cidade de Monsenhor Hipólito. “É o fogo em uma propriedade. Tudo indica que também começou porque colocaram fogo nas roças. Deslocamos a guarnição para lá porque há ameaça ao sítio, mas já há uma chamada para Conceição do Canindé – a 200 quilômetros de Picos”, pontua a tenente.

Segundo Cleia Diniz, quem vai de Teresina a Picos vê por vários quilômetros os dois lados da estrada com vegetação queimada. “É muito complicado porque por mais que nós façamos campanhas educativas e palestras, o agricultor não tem noção do perigo de colocar fogo em roça. Muitas vezes ele deixa o fogo e, quando está fora de controle, ele vai embora”, pontua.

A comandante dos bombeiros de Picos diz ainda que neste B-R-O-bró três casas foram destruídas em Fronteiras e três crianças foram hospitalizadas por inalação de fumaça em Picos.

Monsenhor Hipólito

Um incêndio de grandes proporções atinge a cidade de Monsenhor Hipólito há pelo menos três dias. O tempo e a vegetação secos facilitam a propagação das chamas que atingem uma área a aproximadamente quatro quilômetros do centro da cidade.

Segundo o estudante Hermes Humberto, o incêndio atinge uma região na estrada que dá acesso à cidade de Campo Grande. “Desde sexta-feira há muita fumaça que não para”, descreve.

Uma guarnição do corpo de Bombeiros de Picos, cidade que fica a 60 quilômetros do local se deslocou ao local.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.