Aeronáutica confirma que avião que caiu em Piracuruca é clandestino
[ad#336×280]Perícia da Aeronáutica confirmou nesta quarta-feira (3) que o avião que caiu no município de Piracuruca na tarde de ontem é clandestino e estava clonado. A informação foi confirmada agora há pouco pelo delegado do município Ricardo Freitas de Oliveira.
“Equipes do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) nos confirmou que o avião é clonado e que estava voando clandestinamente. A equipe vai buscar agora identificar a origem da aeronave”, disse o delegado.
Hoje pela manhã, equipes da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira estiveram no local da queda do avião. O bimotor decolou por volta das 16h, apresentou problema e desgovernado bateu em uma árvore e caiu na pista de pouso que fica cerca de 3km do Centro do município. Três pessoas estavam no avião – o piloto e dois tripulantes. Eles desaparecem do local após o acidente Ricardo Oliveira disse que a tripulação do avião estava no município desde as 14h de ontem. No avião foram apreendidos nove galões de combustíveis e dois GPS.
Nos registros da Força Aérea Brasileira o avião estava no nome da empresa Marnaglo Empreendimentos. A empresa divulgou comunicado na tarde desta quarta-feira.
O delegado informou que o inquérito será apurado pela Polícia Federal de Parnaíba, já que Piracuruca é jurisdição do município. “Tudo que foi produzido será encaminhado para a PF de Parnaíba”, disse.
O modelo do avião é um Aero Commander com capacidade de 10 passageiros entre pilotos e co-piloto.
Mala com dinheiro
Circulou informação de que um dos tripulantes teria descido do avião com uma mala de dinheiro. O delegado Ricardo Oliveira disse que não tem como confirmar se as pessoas estavam transportando quantidade em dinheiro, mas que a investigação vai trabalhar com todas as hipóteses.
Nota de esclarecimento
Com relação às notícias envolvendo o pouso forçado de um avião bimotor prefixo PT-DRO no município de Piracuruca, no Piauí, ocorrido dia 2/9/2014, a Marnanglo Empreendimentos e Participações S/C Ltda. vem a público esclarecer o seguinte:
Para nossa surpresa, fomos informados de que o avião acidentado dia 2/9/2014 tem o mesmo prefixo — PT-DRO — que a aeronave Twin Comander modelo 500-S, número de série 3102, pertencente à Marnanglo. Todavia, nossa aeronave se encontra intacta, no aeroporto do município de Jundiaí (SP).
Cabe, agora, esperar das autoridades ligadas à aviação civil brasileira e das autoridades policiais que investigam o acidente ocorrido em Piracuruca, o esclarecimento do que possibilitou a clonagem do nosso avião que, embora seja do mesmo modelo daquele que se acidentou, tem a fuselagem pintada de branco e bege, sendo, portanto, diferente do aparelho acidentado.
São Paulo, 03 de setembro de 2014.
Marnanglo Empreendimentos e Participações S/C Ltda
PP/ Eduardo Diamantino, advogado
Fonte: Cidade Verde