ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
Alagoinha do PiauíDestaquesMunicípiosTodas as Notícias

Alagoinha do Piauí: TV Record revela a corrupção na “cidade dos analfabetos”. Assista!

[ad#336×280]O Repórter Record Investigação foi até Alagoinha do Piauí, a cidade com a fama de ter o maior número de analfabetos do Brasil, para mostrar um universo de escolas abandonadas, alunos-fantasma e o desvio de dinheiro que ronda a educação na região. Além disso, saiba quem são os espertalhões que transformam o analfabetismo numa maneira de faturar.

Na cidade moram aproximadamente 2.500 habitantes, já que a maior parte da população reside mesmo na zona rural. Pessoas simples, que em meio a seca lutam para sobreviver. João Nenê, 62 anos, nunca foi a escola e nem sabe ler, mas ele não é o único, são milhares como ele na cidade.

Assista na íntegra o programa desta segunda-feira (10):

Segundo Francisco Brito, morador da cidade e fotografo moradores da cidade se fazem passar por analfabetos para formarem classes e assim as escolas receberem as verbas do governo. O dinheiro do Programa “mais viver” não estaria sendo usado da maneira correta. Ainda segundo ele, a cidade recebe esse título de cidade dos analfabetos injustamente.

A cidade estaria mesmo sendo vítima de um sistema de corrupção, onde as bolsas direcionadas para alfabetizar jovens e adultos estariam sendo usadas de maneira errada? Durante a investigação, o senário encontrado pela esquipe do Repórter Record foram salas de aulas vazias, alunos inscritos mas que não estão na escola. Além disso, os próprios professores admitem que o número de alunos inscritos como analfabetos não é verdadeiro. “Esse índice que está não existe. É muito grande”, diz uma professora durante a entrevista.

Na visita feita a uma das escolas a equipe do programa encontrou listas de frequência que nunca foram assinadas, indicando mais uma vez que as aulas não acontecem. Segundo uma professora do colégio, por enquanto, eles não estão registrando as presenças na caderneta. Será que é só isso mesmo ou existe algo mais?

A Secretaria do Estado alega que nunca recebeu denúncias de que as verbas das escolas estejam sendo desviadas.

 

Fonte: R7

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade