Alemães irão instalar fábrica de energia solar em Paulistana

Representantes da empresa Meyer Burger, localizada em Hohenstein, Estado da Saxônia, na Alemanha, chegarão ao Piauí no próximo dia 17. O objetivo da vinda dos Alemães ao Estado é se reunir com o governador Wellington Dias e com o secretário de Mineração e Energia, Luís Coelho, para tratar da instalação da fábrica de placa solar no município de Paulistana.
Segundo Luís Coelho, na oportunidade, os alemães vão estudar a implantação do projeto de geração de energia através das placas solares no Centro Administrativo de Teresina. “O Centro Administrativo será abastecido com energia fotovoltaica e eles vão trabalhar nesse projeto para que a gente possa agilizar as atividades que já estão em andamento há mais de 6 meses aqui na secretaria”, disse o secretário.
Outra questão que será discutida pelos alemães é a implantação da fábrica de placas solares na cidade de Paulistana. Luís Coelho afirma que, semanalmente, é realizada uma comparação entre o trabalho realizado aqui e na Alemanha para que a indústria seja implantada o mais rápido possível aqui no estado.
“Nós temos uma conferência semanal com o pessoal da Alemanha onde demonstramos o que foi realizado por nossa equipe durante a semana e eles também mostram o que está sendo feito. Então é realizada essa conferência todas as quintas-feiras entre Brasil e Alemanha para agilizar esse trabalho. Eles chegarão aqui dia 17 para levar toda a documentação que precisa para esse processo tornar-se mais rápido”, disse o gestor.
Durante a estadia no Piauí, os representantes da Meyer Burger vão analisar a sondagem do solo, água, internet, e demais questões no local onde será instalada a Fábrica de placa solar, além da mão de obra. “Vão estudar também o treinamento dessas pessoas que vão trabalhar, que é um treinamento que tem que ser feito antes que a fábrica comece a funcionar, para quando a fábrica tiver pronta, essas pessoas já estejam preparadas para assumir os seus postos de trabalho”, afirmou Coelho.
Ainda segundo o secretário de Mineração e Energia, visando inovar o sistema de irrigação do Estado, será analisada ainda a possibilidade de colocar placas solares para a produção de energia nos projetos Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe.
“Há uma determinação do Governo do Estado para a gente colocar placas solares para produzir energia e assim fazer a irrigação, isso vai impactar no produto final que é o preço daqueles produtos irrigados da região, pois segundo pesquisas e avaliação, o que impacta mais no produto final nesses projetos de irrigação é a energia. É a energia que deixa o produto da terra mais caro. Então queremos, junto com os alemães da empresa Meyer Burger, colocar a produção de energia fotovoltaica durante o dia nesses projetos de irrigação, isso vai dar um resultado melhor no produto final. Portanto são esses três projetos que vamos trabalhar com o grupo da Alemanha”, frisou Coelho.
São projetos que já estão em andamento. Nesses 20 dias que eles vão passar aqui vão coroar o trabalho, eles voltam para a Alemanha e já marcam o dia de retornar ao Piauí para começar o início das obras. Esses projetos vão dar uma novidade no sistema de irrigação do nordeste brasileiro, pois será produzida energia através do sol, a energia vai puxar a água e fazer a irrigação. É um projeto inovador que aumentará, sem dúvida alguma, o poder de competitividade maior, por que se eles possuem energia barata, podem vender por um preço mais acessível.
Meio Norte