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Alunos órfãos podem ter prioridade na matrícula em escolas de tempo integral

Projeto de lei foi apresentado pelo deputado Aldo Gil e destaca a importância do ambiente escolar integral no desenvolvimento social e educacional de crianças órfãs

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Na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Aldo Gil (PP) apresentou o Projeto de Lei 367/23, que busca conceder prioridade de matrícula em escolas públicas de tempo integral para alunos órfãos. A proposta, atualmente aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tem como objetivo central criar um ambiente escolar que auxilie no desenvolvimento social e educacional de crianças que enfrentam a perda dos pais ou tutores.

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O projeto visa beneficiar estudantes que, após vivenciarem a dor da perda e a mudança na dinâmica familiar, muitas vezes enfrentam também desafios financeiros. Ao priorizar a matrícula desses jovens em escolas de tempo integral, a iniciativa visa fornecer um suporte mais abrangente, que inclui educação e cuidados, para aqueles que passam por adversidades familiares.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o crescimento significativo das escolas de tempo integral no Piauí. Em números concretos, houve um aumento considerável, passando de 96 escolas em 2022 para 351 em 2024. Essa expansão reflete o compromisso do estado em fornecer uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral dos alunos.

O governador Rafael Fontes (PT) enfatizou que 178 dos 224 municípios do Piauí terão escolas de tempo integral. Isso demonstra um comprometimento contínuo do estado em oferecer educação de alta qualidade e maior acesso à modalidade de ensino em tempo integral. A previsão é matricular 69 mil alunos do ensino médio nessas unidades, representando um investimento substancial no futuro educacional do estado.

O Projeto de Lei 367/23 apresentado pelo deputado Aldo Gil visa proporcionar um ambiente educacional que não apenas estimule o crescimento acadêmico, mas também ofereça apoio emocional e social a estudantes órfãos durante um período desafiador de suas vidas.

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