ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeralMunicípiosTodas as Notícias

Após apelo da APPM, Operação Pipa será retomada no semiárido

[ad#336×280]A Operação Pipa, coordenada pelo exército e que tinha sido paralisada por falta de repasses do governo federal será retomada em breve. A informação foi repassada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, ao presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, na manhã desta quarta-feira (11).

“Depois de muita pressão da nossa parte e de nossos colegas prefeitos, a Secretaria Nacional de Defesa Civil informou que a Operação Pipa no estado do Piauí será retomada”, relata Arinaldo Leal. Segundo o presidente, “no total, são 811 carros pipa paralisados, prejudicando 102 municípios. Destes, 522 eram contratados pelo governo federal, que atendiam a 74 municípios. Já do governo estadual eram 289, atendendo a 85 municípios. Só os do governo federal serão reativados”, completa.

O início da contratação dos carros-pipa depende apenas de publicação de portaria do Ministério da Integração Nacional no Diário Oficial da União
Mais de 90% dos municípios piauienses estão em situação de emergência

“Seria uma catástrofe se esse programa parasse definitivamente”, enfatiza o presidente Arinaldo Leal. “Logo que a paralisação dos carros pipa que são coordenados pelo Exército ocorreu, buscamos junto aos políticos e à imprensa uma mobilização, para que a mesma retornasse, felizmente o esforço surtiu efeito”, conclui.

A pior seca registrada no Brasil nos últimos 50 anos continua causando problemas no Nordeste. No último 23 de maio, o governo do Estado do Piauí assinou o decreto de situação de emergência em 211 municípios das 224 cidades piauienses. O número equivale a mais de 90% dos municípios do Piauí.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 26 de maio, mas entrou em vigor no dia 21 e é válido por 180 dias.

Fonte: APPM

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade