Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Avião do Samu que saiu de Picos faz pouso forçado em Valença

O avião do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) fez um pouso forçado após uma pane mecânica nessa quarta-feira (4). A aeronave havia saído de Picos, com um paciente e voava com destino a Teresina, mas um problema foi detectado e o piloto pousou em uma pista na cidade de Valença. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o piloto detectou uma leve perda de potência ao passar por Ipiranga do Piauí e, por prudência, ele optou por descer numa pista de pouso mais próxima, no caso, a de Valença, acionando imediatamente à central para que a aeronave reserva fosse deslocada para aquele município.

Aeronave do SAMU aéreo teve problemas ao sobrevoar Ipiranga do Piauí

Ainda de acordo com a Sesapi, todas as providências foram tomadas pela empresa prestadora de serviço, inclusive quanto ao reforço na manutenção das aeronaves. O órgão informou ainda que a manutenção é feita em oficina homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de acordo com o programa de manutenção do fabricante da aeronave.

A pane do avião foi denunciada ao presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Emmanuel Fontes, que se encontra em Belo Horizonte participando de evento do Conselho Federal de Medicina.

O CRM tem recebido denúncias de sobrecargas de trabalho com relação a grande quantidade de voos do Samu sem intervalos. O Conselho irá acompanhar o caso e exigirá que se cumpra os protocolos de segurança exigidos pela Anac (Agência Nacional de Avião Civil).

G1 Piauí e Cidade Verde

Sair da versão mobile