Bairro Morada do Sol recebe mutirão da hanseníase

O segundo bairro a receber o mutirão de combate e prevenção da hanseníase, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, foi o Morada do Sol. O evento que é desenvolvido em parceria com os acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, ocorreu na manhã desta quarta – feira, (12), das 8h ao meio dia.

“Nós estamos realizando o segundo mutirão para a busca ativa de casos da hanseníase, em junho nós tivemos o primeiro mutirão, foi uma pactuação que fizemos com o Ministério para três mutirões no município de Picos”, ressaltou o coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valentim.
De acordo com Gilberto Valentin, o mutirão esta sendo desenvolvido em bairros onde foram registrado o maior numero de casos nos últimos cinco anos. A ação tem como objetivo a busca ativa de novos casos e diagnóstico precoce para evitar as complicações como as incapacidade e deformidades.

“Nós fizemos um estudo logo que assumimos a coordenação em 2013 e identificamos os principais bairros com maior incidência da doença, tivemos uma reunião com a coordenação nacional de hanseníase em Brasília no ano passado e explicamos essa situação e eles propuseram as ações inovadoras para hanseníase em 2014 e dentro das ações inovadoras nós propomos realizar três mutirões”, frisou Gilberto Valentim.

Ainda segundo Gilberto Valentim, as visitas estão tendo uma boa aceitação por parte da população picoense. “Quando nós tivemos no bairro Parque de Exposição a receptividade foi muito boa, o pessoal acha muito interessante agente fazer a visita e buscar de casa em casa, então eles abrem as portas e ficam contente que ou.você vai investigar a saúde deles, ate porque é um processo preventivo para evitar as complicações e as sequelas que a doença pode deixar no paciente, destacou.
O próximo bairro a receber o mutirão será o São José.
Ascom SMS