[ad#336×280]Confirmando as expectativas, os bancários do Piauí decidiram em assembleia geral, realizada nesta sexta-feira (11), pelo fim da greve da categoria que já durava 23 dias. O Sindicato dos Bancários aceitaram a proposta de aumento de 8% de aumento geral, 8,5% no reajuste salarial e contração de 13.850 novos funcionários até 2014.
A assembleia realizada na sede da entidade, no Centro de Teresina, reuniu 180 bancários de todo Piauí. O acordo também prevê que os funcionários terão que pagar os dias parados até 15 de dezembro de 2013.
“Teremos que trabalhar no máximo uma hora a mais por dia para repor o tempo em greve. Isso também pode ser negociado entre o trabalhador e o seu gerente”, afirma José Ulisses, presidente do sindicato.
O representante dos bancários lembra que apesar da proposta não ter sido os 11% solicitados pelo sindicato, a última negociação foi um avanço para a categoria. “Além dos reajustes, conquistamos uma demanda antiga do estado que é a aquisição de novos funcionários. Somente na Caixa Econômica serão mais 10 mil, no Banco do Brasil três mil e Banco do Nordeste terão 850 novos servidores”, ressaltou.
Sobre a reabertura dos bancos, o sindicalista revelou que as agências dos bancos públicos só devem voltar a atender normalmente a partir da segunda-feira (14). O sindicato recomenda que os clientes com contas atrasadas devam procurar as agências e que não serão cobrados juros referentes aos dias em greve. Caso não haja negociação, ele pode procurar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
G1 Piauí