Barragens piauienses estão com capacidade mínima de abastecimento
O Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Elizeu Aguiar, afirmou que as barragens que abastecem o semiárido piauiense estão com apenas 30% de sua capacidade. Segundo Elizeu Aguiar a situação mais critica é a do açude de Tiririca em Jaicós.
Foto: Otávio Veloso
“Essa região está sem mais nenhuma fonte de abastecimento, pois o açude Tiririca secou completamente, deixando aquela população em estado de calamidade devido à seca”, afirmou o presidente do Idepi.
Para tentar amenizar esta situação o IDEPI está financiando junto a Caixa Econômica Federal a construção de mais adutoras para o semiárido. “Estamos buscando junto com a Caixa financiar a construção de mais adutoras, que serão as de Atalaia em Corrente e o aumento da de Piaus, em São Julião”, informou Elizeu Aguiar.
Ainda de acordo com Elizeu Aguiar, em toda a região do semiárido do Piauí as barragens estão com sua capacidade mínima. “Tem barragens que está com menos de 30% de sua capacidade, estamos fazendo o monitoramento semanalmente para podermos diagnosticar a situação dessa região de seca”, afirma.
FONTE: Portal AZ
*Com informações da TV Cidade Verde