Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Eleição da Mesa Diretora agita bastidores da política picoense

Câmara Municipal de Picos

[ad#336×280]Da Redação do RIACHAONET

A deputada estadual Tazmania Gomes de Medeiros Oliveira, a Belê (PSB), esteve reunida ontem, quarta-feira, dia 19, com os vereadores eleitos e reeleitos de sua base aliada e que, teoricamente, integrarão a bancada de oposição na Câmara Municipal, a partir da próxima Legislatura.

No encontro, ocorrido na sede do Legislativo Picoense, a deputada Belê Medeiros  exigiu fidelidade dos vereadores na eleição da Mesa Diretora da Câmara, que ocorrerá dia 1º de janeiro de 2013, minutos antes da posse do prefeito e do vice-prefeito eleitos, respectivamente Kleber Dantas Eulálio (PMDB) e José Walmir de Lima (PT).

Segundo um dos vereadores que participou da reunião e que pediu para seu nome não ser divulgado, a deputada também cogitou que caso algum vereador de sua base decida votar no candidato apoiado pelo grupo do próximo prefeito, isso incorreria em infidelidade partidária, o que resultaria em cassação de mandato.

Contudo, o mesmo vereador ressaltou duas improcedências no “recado” da deputada. A primeira é a de que a cassação por infidelidade partidária só acontece quando o detentor do mandato eletivo muda de agremiação política, visto que de acordo com entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, o mandato pertence ao partido. A outra seria a não comprovação do ato de infidelidade, visto que o voto na eleição da Mesa Diretora é secreto.

De cardo com o release enviado a nossa reportagem, estavam presentes na reunião os vereadores José Luís de Carvalho (PSB); Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB); José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB); Maria de Fátima Lacerda de Sá Barros (PSDB); Antônio Afonso Santos Guimarães (PP); Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) e Diógenes Nunes de Medeiros (PPS). Do grupo, apenas a vereadora eleita Valdívia Santos Martins (PSB) não participou do encontro.

Conforme  o realease enviado pela assessoria do prefeito Kléber à nossa redação o mesmo teria dito que até o presente momento não estava se envolvendo no processo de escolha do novo presidente da Câmara, mas diante o ingresso da deputada Belê nas conversações de forma ativa, ele agora se acha no direito de também participar do processo.

Sair da versão mobile