“Calorão” muda hábitos dos picoenses
Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro que compreendem o período de B-R-O- Bró, tem como característica em comum as altas temperaturas. Mas na cidade de Picos, esta característica vem superando índices atingidos há 50 anos atrás. Só neste mês de outubro, nos dias 04 e na última quarta-feira, 21, os termômetros registraram uma temperatura de 41º. Os números são recordes na ‘Capital do Mel’.
Todo este clima de tempo firme, sem expectativas de chuvas tem mudado o comportamento dos picoenses. Sem números precisos, nossa equipe percorreu algumas lojas que vendem eletrodomésticos, e as mesmas foram unânimes em afirmar que em 2015 as vendas de Ar-condicionado, umificadores de ar, ventiladores aumentaram significativamente no último mês. Segundo os vendedores as pessoas tem procurado uma forma de amenizar o calor intenso.
Outras formas de amenizar o “calorão” que os picoenses tem encontrado são os refrescos ao ar livre – as piscinas. Durante o final de semana todos os ambientes que dispõem de uma piscina ficam lotados, e a procura por alimentos gelados também aumenta, bem como o consumo de bebidas. O proprietário de uma sorveteria no Centro de Picos, ressaltou que mesmo com a baixa na economia, o faturamento na venda de sorvetes aumentou 60%, superando as vendas de 2014.
O calor intenso tem trazido outros reflexos, como os semáforos que em algumas horas do dia permanecem parados, provocando transtornos no trânsito e confusão entre os condutores.