

Por João Paulo Leal
A Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão de ontem, quinta-feira, dia 15, requerimento solicitando diretamente ao Ministério da Saúde o envio de motocicletas para melhor aparelhar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Picos (SAMU). O requerimento, aprovado por unanimidade, é de autoria do presidente da Casa, vereador Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB).
Ao justificar o requerimento quando usou da tribuna, o vereador Iata Rodrigues destacou que as chamadas motolâncias proporcionam mais agilidade e eficiência no atendimento às urgências, sobretudo pelo fato de Picos apresentar um trânsito muito intenso e problemático, além de áreas de difícil acesso como os morros e vielas. “A rapidez no atendimento pode representar, em muitos casos, a diferença entre salvar e perder uma vida ou minimizar e maximizar seqüelas” – disse.
Segundo normatização do Ministério da Saúde, a motolância é pilotada por um técnico de Enfermagem, tendo como finalidade anteceder a chegada da ambulância, prestando os primeiros socorros. “O SAMU tem prestado um serviço importantíssimo ao povo picoense desde sua instalação. Acreditamos que com o auxílio das motos esse serviço possa ser aperfeiçoado ainda mais” – declarou.
Mesmo sendo uma Casa Legislativa de âmbito municipal, o vereador Iata Anderson enfatizou que a Câmara de Picos já obteve outros resultados positivos em questões que não são de sua alçada. “Já tivemos muitas respostas positivas de requerimentos encaminhados ao Governo do Estado e (Governo) Federal. As chamadas telefônicas para o SAMU, por exemplo, que antes só eram efetuadas através de telefones fixos ou orelhões, por solicitação desta Casa passaram a ser feitas também pelo celular” – explicou Iata, se mostrando otimista com a resposta de mais este requerimento.