ad16
DestaquesTodas as Notícias

Colégio Nivardo Moura promove manhã de atividades em alusão ao Dia Nacional do Livro

O evento aconteceu no Centro de Esporte e Cultura do colégio, na Rua São Pedro. As apresentações destacaram alguns livros e autores utilizados na grade escolar dos alunos.

No Dia Nacional do Livro, neste 29 de outubro, o Colégio Nivardo Moura promoveu uma manhã de atividade para seus alunos com apresentações de jogral, peças e debate literário, cujo foco principal é intensificar, entre os discentes, a paixão pela leitura, algo que já é rotineiramente trabalhada na escola.

O evento aconteceu no Centro de Esporte e Cultura do colégio, na Rua São Pedro. As apresentações destacaram alguns livros e autores utilizados na grade escolar dos alunos.

A aluna Ísis Vale, 14 anos, do 9º ano, disse que se interessou pela leitura porque seu irmão é amante dos livros e todos pontuavam essa característica como algo positivo para a vida do mesmo. Há cinco anos ela decidiu ser leitora e, desde então, navega pelos mais diversos estilos textuais.

“Comecei a ler para imitar meu irmão porque todo mundo falava bem dele e porque eu vi que ler é melhor pois desenvolve a imaginação. Na minha opinião imaginar é melhor do que ver. Eu leio de tudo um pouco, menos de terror porque dá um pouco de medo, mas de romance a aventura eu leio. Entrei no mundo da literatura há cinco anos e, desde então, só venho lendo mais. Não sei o que faço de minha vida sem a leitura, tanto que leio de um a dois livros por mês e ainda releio os livros que já li”, disse ela.

Durante o evento, a professora de português Ana Patrícia promoveu um debate entre alunos amantes da literatura. Ela declarou que é de responsabilidade do professor incentivar os discentes ao mundo da leitura, tentando até mesmo combater a tecnologia que vem tomando espaço na vida das crianças, adolescentes e jovens.

“O incentivo à leitura é uma responsabilidade que cabe ao professor. Temos que mostrar com fatos o porquê da importância da leitura. É preciso ensinar pelo exemplo, ser leitor também. Como forma de fazer isso, sempre troco livros com meus alunos para dar exemplo, ao invés de somente dizer que ler é bom. Hoje estamos competindo o livro com o celular e, muitas vezes, os pais não têm como acompanhar seus filhos, e aí entra o professor para dar esse incentivo”, ressaltou.

A professora disse que sempre sonhou em ser advogada, mas que, ao chegar no ensino médio, foi influenciada por um professor de literatura a se apaixonar pela leitura e, por isso, decidiu cursar Letras.

Para o diretor da escola, Nivardo Moura, é de suma importância incentivar os alunos ao mundo da leitura, pois é ela quem abre a mente das pessoas para o conhecimento.

“Nós não encontramos conhecimento a não ser através do livro. É ele quem nos instrui, educa, logo após a educação de berço. Se não tivermos interesse de ler livros, isso faz com que nosso conhecimento de mundo fique restrito e, com isso, dificulte a vivência em sociedade, na profissão, em qualquer ambiente. Por isso considero esse dia como um dia importante a ser celebrado. Este evento é apenas o primeiro de muitos que virão, especialmente para celebrar a importância do livro”, disse ele.

O Colégio Nivardo Moura tem como uma de suas premissas despertar nos alunos o desejo pela leitura. Para isso, disponibilizam uma biblioteca com os mais variados gêneros textuais, adequando a cada discente o seu gosto.

“Acredito que esse evento de hoje incentivará nossos alunos a procurarem mais refúgio na nossa biblioteca e em seus livros, assim como nos professores. O que queremos é isso: expandir o conhecimento desses alunos”, destacou.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade