ad16
Concursos

Confira dicas para se preparar melhor para concursos

Concurso Público

Mais de 60 mil pessoas são esperadas para a 1ª Feira da Carreira Pública, que acontece em São Paulo de 5 a 7 de março. A intenção do evento é aproximar os visitantes do mundo dos concursos públicos, por meio de palestras e expositores. A entrada é gratuita.

m dos maiores obstáculos que o concursando tem que vencer é o desamino: muita gente começa a estudar e desiste no meio do caminho, já que, em média, a aprovação em um concurso só vem com dois anos de preparação intensa. Para não perder o ritmo, o professor sugere fixar objetivos para curto, médio e longo prazo.

Um exemplo: um estudante da área de direito pode definir que, a curto prazo, vai aprender direito administrativo. A médio prazo, vai revisar toda a matéria estudada. E a longo prazo, ser aprovado em um concurso da magistratura.

Para superar a dificuldade de concentração, Martins sugere algumas estratégias: estudar em lugar silencioso e organizado, desligar o telefone e a televisão e usar lâmpada branca (que dá menos sono).

Reduzir o sono na hora de estudar exige outros cuidados, como ter uma boa noite de sono e fazer uma alimentação balanceada, de fácil digestão.

– É essencial que o estudante faça intervalos durante os estudos, para descansar a mente e os olhos. Em média, a cada hora de leitura, o aluno deve parar por dez minutos.

Também é importante variar a forma de estudar. Martins avalia que os estudantes usam muito a visão (com leitura e escrita) e não exploram outros sentidos para memorizar os conteúdos. É o caso da audição. Ler em voz alta e criar músicas podem ajudar.

Quem lida com a falta de tempo para se dedicar à vida de concurseiro pode aprender a se organizar melhor. O professor não recomenda abandonar toda a vida social só para estudar. Segundo ele, “tempo é uma questão de prioridade”. Uma dica é fazer um cronograma de todas as atividades do dia, hora a hora.

– Assim, o aluno vai perceber quais são os momentos em que ele está ocioso e vai poder aproveitá-los melhor.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade