Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Cônsul da Alemanha vem ao Piauí e reforça parceria na Saúde com o Estado

[ad#336×280]Nesta segunda-feira, dia 13, a deputada Margarete Coelho (PP) e o senador Wellington Dias (PT), eleitos vice-governadora e governador do Estado, estiveram reunidos com o cônsul da Alemanha, Dieter Gerding, e com uma comitiva de profissionais alemães, que atuam no Piauí através da Associação ProBrasil.  O encontro teve como pauta principal a vinda do embaixador alemão ao Piauí, no próximo ano, e o diagnóstico do serviço oferecido pelos alemães por meio da Policlínica, recentemente inaugurada na cidade de Picos.

Com foco no desenvolvimento do Estado, a parlamentar progressista ao lado de Wellington tratou também sobre o fortalecimento de parcerias na área da Saúde e da Educação entre o Piauí e o país europeu, que tem o Hospital de Berlim como referência mundial em Traumas. Na ocasião, a doutora   em traumatologia e ortopedia, Stephanie Geisler, o enfermeiro especialista em emergência e urgência, Markus Kalff, e o presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, falaram da estrutura e das atividades desenvolvidas na macrorregião.

Comitiva de profissionais alemães, que atuam no Piauí através da Associação ProBrasil.

“Temos total interesse em dar continuidade à esta parceria, que já foi iniciada em Picos e tem ajudado muitos piauienses. Agora, planejamos ampliar para outras áreas, como por exemplo, na Educação. Já estivemos hoje também visitando o reitor da Universidade Federal do Piauí para tratar da parceira que já existe e que pode ser ampliada. Ampliar este projeto por meio de intercâmbios e projetos de transferência de tecnologia e experiências entre os dois países será um ganho para os piauienses. Iremos efetivar os serviços e ampliá-los na medida do possível”, declara Margarete Coelho.

De acordo com Dieter Gerding, o encontro tem como objetivo preparar a visita do  embaixador da Alemanha ao Piauí, que visitará, antes do Carnaval, os municípios de Teresina e Picos. “Ele deve vir ao Estado logo no começo do ano para estreitar a parceria e melhorar os laços entres os piauienses e europeus. Não temos ainda nenhuma data definida pois temos que conciliar as agendas do embaixador com o novo governo. Eu creio que essas parcerias irão render bons frutos. Esta será uma página de sucesso em nosso livro de cooperação com os estados brasileiros e em especial o Piauí”, explicou o cônsul.

Sair da versão mobile