ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

CTA realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Aids

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids no dia 1° de Dezembro, a Secretaria de Saúde junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento DST/Aids (CTA) em Picos realiza nesta manhã (29) um dia de mobilização e de conscientização sobre a importância de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Durante toda a manhã um grande número de pessoas de Picos e de municípios que comportam o Vale do Rio Guaribas já compareceram ao CTA.

Comemoração ao Dia Mundial contra o combate á Aids - Foto: Jésika Mayara
Comemoração ao Dia Mundial contra o combate á Aids – Foto: Jésika Mayara

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Eulália, esta mobilização é de suma importância, pois se concretiza como uma prestação de serviço à sociedade. “É com satisfação que realizamos hoje esta mobilização que se constitui como mais uma prestação de serviços e informação à sociedade picoense e de outras cidades que são atendidas pelo CTA, e ao mesmo tempo fortalecer um elenco de ações de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis”, afirma Ana Eulálio.

Secretária de Saúde, Ana Eulálio
Secretária de Saúde, Ana Eulálio

Neste ano já foram detectados 14 casos de pessoas infectados com o vírus do HIV, onde destas 8 são homens e 6 mulheres incluindo nestes números duas mulheres gestantes.  Ainda se encontram em tratamento 36 pessoas que utilizam-se da medicação indicada para o combate da Aids, mas o número total responde a 141 pessoas que possuem o vírus.

O CTA de Picos conta hoje com uma equipe multidisciplinar, médicos, enfermeiros, psicólogos e assistente social para melhor atender ao público. Segundo o médico infectologista, Anderson Cleiton, assim que o paciente é diagnosticado com o vírus são tomados os procedimentos cabíveis seja para orientar ou verificar se há a necessidade de que o mesmo venha a ter de fazer uso do medicamento. O médico Anderson Cleiton ainda ressaltou a importância do uso da camisinha como uma maneira prática e eficiente de se prevenir contra o vírus.

O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Rua Francisco Santos e funciona desde 2001. São realizados exames de Hepatite B e C, Aids e sífilis gratuitamente, além de palestras, distribuição de camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante e materiais informativos. O centro atende a demanda do público no horário de  7 às 12 e das 14 as 17 horas.

Você sabia?

Só poderá ocorrer transmissão do HIV pelo beijo nas situações em que houver sangue infectado misturado à saliva, causado por uma ferida na boca;

A possibilidade de ocorrer transmissão do HIV da mãe para a criança pela amamentação é de mais ou menos 14%, quando a mãe já estava infectada pelo HIV; e de 29%, caso ela se infecte durante o período de amamentação;

Calcula-se que 300 mil brasileiros sejam portadores do HIV e não saibam disso;

Os sintomas iniciais da AIDS são tão leves que muitas vezes são confundidos com um mal-estar passageiro. Os mais comuns são dores de garganta, dor de cabeça, ínguas, dores musculares, manchas na pele, febre constante e calafrios. Eles aparecem de 4 a 6 semanas após a infecção.

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade