

Em entrevista ao Portal Riachaonet, Dr. Paschoal Gomes da Costa Neto falou sobre renovação do Conselho Municipal de Saúde de Picos. O médico acredita que não existe saúde sem uma boa atuação do Conselho.
Orgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Municipal é a garantia do controle social dentro de uma das áreas mais solicitadas em todo o país: a saúde. Dividido em segmentos, o Conselho é composto por 08 usuários, 02 representantes do poder público, 02 prestadores de serviço da saúde, e 04 quatro trabalhadores da saúde, todos eleitos para um mandato de dois anos sendo possível a reeleição.
De acordo com Dr. Pascoal, o maior objetivo do Conselho Municipal é acompanhar todas as políticas públicas do município voltadas para a saúde. “Não existe saúde sem conselho”, disse o médico que acredita que é a partir da representação dos usuários do sistema público de saúde que as melhorias e o controle de qualidade na prestação de serviços se tornam possíveis.
Para Dr. Pascoal, os avanços na composição do órgão, que atualmente tem a frente Geovana Pereira de Sousa Luz, são muitos. “O Conselho é formado por uma equipe altamente preparada e qualificada. Não adianta você ser conselheiro se você não conhece nada, por isso é importante a capacitação”, disse.
Mudanças
Na próxima segunda-feira (26), serão eleitos os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2011/2013.
“O primeiro passo para a nova composição é estabelecer um cronograma de capacitação para que os conselheiros entendam qual o papel da Sistema Único de Saúde e defendam o seu papel de cidadão”, finalizou o médico.