Em Picos, Operação Carro-pipa já distribuiu 150 pipas de água

O município de Picos está entre os 152 municípios piauienses que decretaram estado de emergência devido ao prejuízos provocados pela estiagem. As chuvas que caíram neste ano, e que somam quase 300 milímetros de água, foram insuficientes para preencher os reservatórios da região. Uma das medidas que vem sendo utilizadas para amenizar os efeitos da seca do município, é a Operação Carro-pipa, que leva água aos povoados da zona rural de Picos.
A operação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. segundo dados da Defesa de Picos, só neste primeiro semestre de 2015, foram distribuídas 150 pipas de água, um total de 1.200 mil litros de água.

O coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, destaca que esta quantidade foi insuficiente para atender a demanda da população picoense. “Mesmo contando com os dois carros-pipa do 3º BEC, não conseguimos atender a todos. Distribuímos água na Chupada do Mucambo, Custaneira, Serra do Tanque, Juaí, Chapada do Fio e Três Potes, mas a demanda é maior”, disse Oliveiro Luz.
Outro fator que tem contribuído para esta situação, é que o caminhão-pipa PAC 2, pertencente ao município não está sendo utilizado na Operação. O veículo se encontra em poder da Secretaria de Agricultura.