
[ad#336×280]Na tarde desta segunda-feira, 12, o secretário de Saúde do Estado do Piauí, Mirócles Veras acompanhado do superintendente de Saúde, Pedro Leopoldino,visitaram as instalações do Centro de Assistência Médica – CAMPI em Picos, e do Hospital Regional Justino Luz. Objetivo da visita é conferir, de perto, o funcionamento das unidades de saúde e estudar formas de aumentar a resolutividade de pacientes.
Acompanharam a equipe da Sesapi, o Diretor do HRJL, José Ayrton, diretor clínico do HRJL, Felipe Batista; a diretora da CAMPI, Milena Valdinéia da Silva; o coordenador de campanha do HEMOPI, Waldemar Júnior; a secretária Municipal de Saúde de Picos, Ana Eulálio; a deputada Belê Medeiros, (PSB), vereador Simão Carvalho e demais autoridades locais.

Após aterrissar na cidade de Picos por volta das 17h20min, Mirócles Veras visitou inicialmente a Policlínica de Picos e o canteiro de obras do novo Hospital que no momento encontra-se paralisado por decisão da Justiça. Na oportunidade, a diretora da Policlínica, Milena Valdinéia da Silva, solicitou do secretário a aquisição de equipamentos utilizados no Raio X, exames de mamografia, dentre outros, para dar prosseguimento com os atendimentos.

O secretário em meio à inspeção ainda visitou a obra do novo Hospital garantindo que medidas legais já estão sendo realizadas para que os trabalhos na obra sejam retomados, e para que esta venha a servir à população picoense. Posteriormente a equipe da Sesapi se dirigiu ao HRJL vistoriando todas as alas da Casa de Saúde, detectando in loco seus problemas.
De acordo com o secretário de Saúde, Mirócles Veras, a infraestrutura física do HRJL é um problema alarmante. “Aqui no Hospital Regional Justino Luz vemos a deficiência da infraestrutura física, mas percebemos a vontade e doação dos profissionais. De imediato vamos mudar o piso, aquisição de novos materiais e ajudar financeiramente a instituição para que esta possa ser remodelada no que for preciso”, disse o secretário.

O diretor do HRJL, José Ayrton, que acompanhou a equipe da Sesapi durante as inspeções às respectivas casas de Saúde ressaltou o comprometimento do secretário bem como sua preocupação com a situação da Saúde no Piauí.
“Nós precisamos verticalizar ações aqui neste Hospital Regional para que a vida útil seja prolongada. Temos percebido a boa vontade por parte do secretário que vendo hoje a obra das UTIs poderá acelerar este processo num curto espaço de tempo, e melhorar os serviços prestados pelo Hospital” afirma José Ayrton.
O diretor clínico do HRJL, Felipe Batista, ressalta a importância desta visita. “Esta visita é muito importante para que soluções possam ser pensadas para o hospital. Vivemos hoje uma superlotação, pois a estrutura que temos hoje é a mesma de 30 anos atrás, onde a demanda era inferior se comparada a que temos hoje. Diante disto, a nossa principal reivindicação é a melhora na infraestrutura e em recursos humanos'”, pontua Felipe Batista.

A equipe da Sesapi percorreu outros municípios do interior do Piauí, como Paulistana, Floriano e Oeiras.