Governador do Piauí indica o ex-juiz picoense e advogado Agrimar Rodrigues como novo desembargador do TJ-PI
Rafael Fonteles escolhe Agrimar Rodrigues de Araújo para ocupar vaga no Tribunal de Justiça do Piauí, após a aposentadoria de Francisco Paes Landim

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta quarta-feira (19) a indicação de Agrimar Rodrigues de Araújo para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Agrimar preencherá a vaga do Quinto da Advocacia, que ficou disponível após a aposentadoria de Francisco Paes Landim, que completou 75 anos em 2022.
No dia 13 de abril, Fonteles recebeu a lista tríplice para a escolha do novo desembargador, entregue pelo presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida. Os nomes foram votados pelos desembargadores do órgão no dia 3 de abril, baseando-se na lista sêxtupla definida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, em 30 de março.
SIGA A GENTE NO FACEBOOK
SIGA A GENTE NO INSTAGRAM
VEJA OS VÍDEOS NO YOUTUBE
PARTICIPE DO GRUPO NO WHATSAPP
____
Agrimar Rodrigues foi o candidato com maior número de votos, somando 18, seguido por Álvaro Mota (14 votos) e Aurélio Lobão (13 votos). Widson Oliveira, Einstein Sepúlveda e Fábio Viana também compunham a lista antes da decisão do TJ-PI.
Em suas redes sociais, o governador declarou: “Após muita reflexão, decidi indicar o Dr. Agrimar Rodrigues de Araújo como o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí”. Ele também mencionou a dificuldade da escolha, elogiando os três profissionais da lista tríplice.
Atualmente, o TJ-PI conta com apenas uma mulher no Tribunal Pleno, a desembargadora Maria Eulália Pinheiro, que se aposentará em agosto. Após a escolha da lista sêxtupla pela OAB-PI sem a inclusão de mulheres, a secretária-geral da instituição, Raylena Alencar, lamentou a falta de representatividade feminina.
ENTENDA A MATÉRIA:
- Indicação de Agrimar Rodrigues de Araújo como novo desembargador do TJ-PI
- Governador Rafael Fonteles recebe lista tríplice
- Votação dos desembargadores do TJ-PI e definição da lista sêxtupla pela OAB-PI
- Agrimar Rodrigues como o mais votado na lista
- Atual composição do TJ-PI e aposentadoria da desembargadora Maria Eulália Pinheiro
- A falta de representatividade feminina no Tribunal de Justiça do Piauí
- Comentários de Raylena Alencar, secretária-geral da OAB-PI, sobre a ausência de mulheres na lista sêxtupla
- Lamentações quanto à desigualdade de gênero nos espaços de poder e a busca por maior paridade