O governador Wilson Martins quer beneficiar as famílias que estão sendo desligadas do Garantia Safra após o recebimento da quinta e última parcela do programa. O Garantia Safra garante uma espécie de indenização para o agricultor familiar que perdeu acima de 50% de sua plantação por causa da seca.
O governador já encaminhou documento à presidente Dilma Rousseff, sugerindo que as famílias que estão saindo do Garantia Safra sejam absorvidas pelo Bolsa Estiagem, programa emergencial que destina mensalmente R$ 80 às famílias vitimas da seca e que não são atendidas com outros benefícios.
No Piauí, 25.507 famílias de agricultores familiares – um universo de cerca de 100 mil pessoas – receberam a primeira parcela do Garantia Safra referente ao mês de junho. Agora, quando estão recebendo a quinta parcela, automaticamente ficam fora do programa.
O governador solicitou que o governo federal ampare essas famílias, incluindo-as no programa Bolsa Estiagem, que paga um pouco menos que o Garantia Safra, mas que também tem uma grande importância para a sobrevivência das pessoas vítimas da seca.
No pagamento referente ao mês de julho, foram atendidas pelo Garantia Safra, no Piauí, 56.715 famílias. Todas essas pessoas também estarão fora após o recebimento da 5ª parcela.
Fonte: Ccom