

O Homecentro Regional de Picos faz campanha para colher sangue na próxima quinta -feira (14) data em que é o Dia Internacional do Doador de Sangue. Na oportunidade o coordenador do Hemocentro de Picos, bioquímico Caio Santos que sucedeu sei pai Waldemar dos Santos Júnior que se afastou para disputar as próximas eleições em Picos está organizando a sua primeira missão a frente daquele orgão.
A campanha teve início na manhã de hoje dia 13 e a coordenação espera que a mesma possa atingir os objetivos de abstecer o banco de sangue do maior e mais moderno hemocentro do interior do Nordeste. Para doar sangue a pessoa tem que atender algumas exigências como explica Caio Santos.
“O doador tem que ter de 16 a 68 anos de idade, porem entre 16 e 18, tem que vir com o representante legal para assinar o termo de consentimento e entre 60 e 68 de idade, tem que ser doador do Hemopi, se não ele não pode doar. O doador tem que apresentar um documento com foto, ter mais de 50 kg e mais de 1,5 de altura, aqui vai ser realizado todos os testes, pois a pessoa só vai doar se tiver a quantidade certa de sangue e se encaixar no perfil que exige o Ministério da Saúde”, esclarece.

Caio espera que a sociedade picoense atenda ao chamamento da campanha e compareça para doar seu sague, pois o Hemocentro Regional de Picos tem capacidade para atender mais de 200 doadores por dia. O dia “ D” da camapanha vai ser na quinta-feira dia (14), mas o Hemocentro atende todos os dias, pronto para receber os doadores de segunda à sexta das 8h às 18h.