Horário de verão: mudanças na rotina e serviços

[ad#336×280]O horário de verão que se iniciou neste domingo (20), não apenas traz alterações no horário dos relógios que passarão a ser adiantados em uma hora, mas a própria rotina diária das pessoas é também alterada. Com a modificação nos relógios que não valem para a região Nordeste, ainda sim a população sente os reflexos das mudanças, principalmente ao terem de realizarem serviços bancários, serviços de Correios que seguem o horário oficial de Brasília.
As agências bancárias que neste período abrem às 9h e encerram as atividades as 14h, tem o fluxo de pessoas intensificado. Para o Diretor Geral da agencia do Banco do Brasil de Picos, Wélio Lopes, sempre ocorrem transtornos iniciais por conta da alteração nos horários. “Com o novo horário de 9h às 14 h, muitas pessoas perdem o horário de chegada ao banco, pessoas que chegam para efetuar depósitos depois do horário estabelecido”, disse Wélio Lopes.

Hoje pela manhã esta confusão era perceptível dentro do funcionamento da agência de Picos. Muitos clientes não sabiam ao certo a que hora seria dado o funcionamento das atividades , e a todo o momento pediam informações aos funcionários.
De acordo com o diretor o horário de maior pico é em torno do meio-dia, principalmente por conta do comércio picoense onde se efetuam depósitos, saques, sobretudo neste horário. O mesmo ressaltou ainda que a adaptação ao novo horário ao longo das semanas é resolvida.
Para a aposentada, Maria Rodrigues, o horário de verão é positivo no sentido de que os bancos iniciam suas atividades em horário antecipado. “Com as agências abrindo mais cedo para mim é muito melhor, principalmente porque moro em outra cidade. Então faço as minhas coisas e ainda volto mais cedo pra casa”, pontua Maria Rodrigues.
Para a estudante, Maria Clara, mesmo o horário de verão não valendo para o Piauí a rotina é modificada. “Costumo assistir muito TV, então com a alteração no horário de programação acabo perdendo e me atrapalhando com os horários”, disse Maria Clara.
O horário de verão vale apenas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que permanecerão com o novo horário até 16 de fevereiro de 2014. O objetivo do horário de verão é proporcionar uma economia de energia nos horários de pico, que vai das 18h às 21h, no período do ano em que os dias são mais longos e as noites, mais curtas.