I CONSOCIAL é realizada com sucesso em Picos

Aconteceu na última sexta-feira (10) no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), a I Conferência Regional Sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL. A conferência teve como tema: “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública” e apresentou como objetivo principal debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública, além do fortalecimento da interação entre sociedade e governo.
A CONSOCIAL teve início às 09h com a formação do dispositivo de honra com as autoridades presentes. Em seguida houve a execução dos Hinos Nacional e do Piauí pela banda de música Maestro Antonio Lélis. Na seqüência houve a apresentação da comissão organizadora, que foi composta por:
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:
• Evilásio da Luz Moura – Controlador Geral do Município,
• Geovana Pereira de Sousa Luz – Secretaria Municipal de Saúde,
• Carmelita Carmen da Trindade Araújo – Chefe Executiva de Gabinete.
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:
• Maria José Alves do Nascimento – UMP União das Mulheres Picoenses,
• Leonisia dos Santos Osório – Associação dos Profissionais do Sexo de Picos,
• Fábio Charles Nunes Pimentel – Associação dos Profissionais do Sexo de Picos,
• João Batista Rocha – Associação dos Moradores do Bairro Ipueiras,
• Maria Dalva Araújo Leal – FAMCC,
• Hiltemar Borges da Silva – ONG Gente Feliz,
• Hildemar Fontes de Moura – AMIPI Associação das Micro e Pequenas Empresas Microrregião de Picos.
REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS:
• Maílson Fontes de Carvalho – Conselho Municipal de Saúde,
• Janayne Wanderley Marques – Conselho Municipal do FUNDEB.
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
• Juliano Gomes Alves – Controladoria Geral do Município,
• Maria Íris de Moura – Secretaria de Governo,
• Ivone Coelho Coutinho – Secretaria de Administração,
• Rosa Lúcia Sales de Sousa- Secretaria de Finanças.
O Prefeito Municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros (Gil Paraibano), fez o uso da palavra onde afirmou a importância da realização da CONSOCIAL. “É muito importante essa conferência, pois a partir dos debates aqui poderemos incentivar os gestores públicos a agirem com responsabilidade e transparência e a sociedade poderá participar da gestão pública”, disse o prefeito Gil Paraibano.
A abertura do evento contou também com a apresentação cultural do Balé Avançado da Casa da Cultura de Picos. E logo em seguida houve o início das palestras. A primeira com o tema “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”, que foi proferida pelo o Controlador Geral do Estado, Mamede de Sousa Rodrigues Júnior.
A segunda Palestra “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, teve como ministrante: José Carvalho da Silva Neto. Contador, MBAem Gestão Pública, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação e foi Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado no período de90 a94 e Consultor do Ministério Público do Piauí em 2003.
Em seguida houve a palestra “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”, realizada pela Graduada em enfermagem, especialista em saúde pública e em educação e materno infantil. Mestreem Serviço Social, Direitos e Movimentos Sociais pela UFPE, Maria da Conceição Portela.
E para fechar o ciclo de palestras o Chefe da Controladoria Geral da União no Piauí Orlando Vieira de Castro Júnior, proferiu a palestra sobre “Diretrizes para prevenção e combate à corrupção”.
Ainda pela manhã houve os grupos de trabalho, onde fizeram à discussão dos eixos e elaboração de propostas.
No período da tarde aconteceu a Plenária de Orientação, onde houve a apresentação das diretrizes e propostas realizadasem cada Eixo-Grupo, além do processo eleitoral dos delegados da conferência estadual e a entrega dos certificados aos representantes de 57 municípios.
Estiveram presentes na abertura da CONSOCIAL o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina, Francisco Macedo Neto; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado Warton Santos; prefeitos da região, vereadores, representantes de entidades de classes e movimentos populares, além de técnicos de 57 municípios.
De acordo com Evilásio Luz, a CONSOCIAL superou as expectativas e os resultados dos debates sobre os temas da conferência subsidiarão a elaboração de um plano nacional sobre transparência e controle social. “Essa é uma etapa importante, pois é uma preparação para as conferências estadual e nacional. Avaliamos como positiva a participação de todos na I CONSOCIALem Picos. Esperamosque através Deste evento os gestores públicos possam agir com responsabilidade e eficiência e a sociedade possa exercer seu papel no controle social do município”. Afirmou Evilásio Luz.
A 1ª CONSOCIAL – Conferência sobre Transparência e Controle Social Regional de Picos é uma realização da Prefeitura Municipal de Picos, com o apoio da Controladoria Geral da União e Controladoria Geral do Estado do Piauí.
SECOM