Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

INSS ‘confisca’ parcela do FPM da Prefeitura de Picos

Palácio Coelho Rodrigues sede da Prefeitura Municipal de Picos

Palácio Coelho Rodrigues sede da Prefeitura Municipal de Picos

[ad#336×280]A nova administração do Palácio Coelho Rodrigues tomou um grande susto na manhã desta quinta-feira (10). Ao consultar a conta do FMP (Fundo de Participação do Município), da prefeitura de Picos o prefeito Kleber Eulálio (PMDB), se surpreendeu ao constatar que a primeira parcela do repasse – inclusive a maior das três que entram mensalmente – foi retida. O motivo da retenção: dívidas com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Foram R$ 558 mil reais que foram retirados do Fundo de Participação dos Municípios da cidade de Picos para pagamento de débito com o INSS. Estou com a minha equipe que vai tentar descobrir qual a razão [da retenção do repasse]. Com certeza não é nenhum débito contraído na minha gestão. Não deu tempo ainda para eu ficar devendo RS 550 mil ao INSS. É algum problema da gestão ou das gestões anteriores”, explicou o prefeito.

Nesse contexto, Kleber Eulálio frisou que começa a sua administração com as contas zeradas. Na avaliação do peemedebista, a ausência desse recurso comprometerá as finanças municipais nesse início de mandato. O Chefe do Poder Executivo lembrou que a situação é pior por também ter assumido a prefeitura de Picos com uma dívida de R$ 2 milhões 435 mil reais, relativos a 2ª parcela do 13º terceiro salário e o mês de dezembro dos servidores concursados da SME (Secretaria Municipal de Educação).

“Em relação aos servidores [da Educação] devo e não nego pago quando puder. No momento apropriado eles vão ser chamados e nós vamos negociar isso aqui [a dívida da gestão passada]. Estou preocupado agora é com o mês de janeiro dos servidores porque houve essa retenção e zerou a conta. Eu não sei o que vai acontecer no dia 20 [de janeiro data do segundo repasse do FPM]” pontuou Kleber Eulálio.

Enquanto a equipe da prefeitura procura detalhes a respeito da retenção do repasse junto a Receita Federal, para tentar reverter essa situação, compromissos a curto prazo estão totalmente fora da pauta no Palácio Coelho Rodrigues. Kleber Eulálio salientou que a ordem é adiar a nomeações de servidores contratados e comissionados. “O gabinete do prefeito está no piso bruto e eu não vou mandar consertar agora. Não posso pensar em fazer nenhum tipo de despesa. Eu tenho o pagamento dos servidores concursados que eu não posso fugir”, encerrou. Com informações do Rodeador News

Sair da versão mobile