Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Jornalista picoense vence concurso com reportagem sobre saúde pública

Jornalistas Denilson Pereirah e Maria Moura - Foto: Lana Krisna/Pascom

A jornalista Maria Moura foi a vencedora do 3º Concurso Cultural da Pastoral da Comunicação da Diocese de Picos com a reportagem “Desafios da saúde pública no município de Picos”.

A premiação, entregue na noite deste sábado (19) faz parte da edição anual do concurso realizado pela Pascom para eleger os melhores trabalhos jornalísticos com temas desenvolvidos a partir de critérios estabelecidos pela organização.

Aberto para comunicadores, estudantes de comunicação e agentes da Pascom residentes nos municípios que integram a diocese, o concurso selecionou os dois melhores textos sobre a “saúde pública e sua realidade”, publicados em blog ou portal de notícias. O tema proposto aos candidatos é uma referência à Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde Pública.

Em sua reportagem, a jornalista trouxe a tona um duro quadro vivido por picoenses que necessitam de tratamento médico e sofrem com as deficiências do atendimento em órgãos públicos. As carências do Sistema Único de Saúde (SUS) e perspectivas de melhoria também fazem parte do relato evidenciado pela repórter.

“É uma alegria receber esse prêmio e saber que de alguma forma contribuí para a mudança desse cenário. Hoje nós temos as deficiências apontadas, e quem sabe alguma mudança positiva não surja dessa ação?”, diz a jornalista.

A vencedora da melhor reportagem foi premiada com um tablet. O segundo lugar, conquistado pelo jornalista Denilson Pereirah, recebeu um gravador digital.

Perfil

Maria Moura, 22, formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em julho de 2011. A jovem é autora do livro-reportagem “Desconstruindo Vidas: histórias submersas no açude Bocaina”, a obra escrita em parceria com a jornalista Michellane Carvalho relata a construção de uma das maiores obras hídricas do Nordeste. Atualmente Maria Moura atua como repórter do Portal Riachaonet.

Sair da versão mobile