ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEducação

Juiz determina que UFPI devolva os cadernos e as urnas de votação

Campus da UFPi em Picos
Campus da UFPI em Picos – Foto: Arquivo

O juiz federal Rafael Leite Paulo expediu decisão intimando a Universidade Federal do Piauí a devolver, em caráter imediato, os cadernos de votação e as urnas de apuração de votos referentes ao processo de escolha reitoral, a consulta prévia à comunidade acadêmica, a qual estava marcada para esta quarta-feira (23) e que foi suspensa por ordem judicial.

De acordo com o professor doutor Kilpatrick Campelo, candidato da Chapa 03 à reitoria da UFPI, o reitor foi informado da decisão do juiz sobre a suspensão do pleito por volta das 08h20 da manhã de hoje e o presidente da comissão eleitoral, Manoel Monte, deveria ter acatado a decisão do juiz de forma imediata. “Esse despacho expedido, agora há pouco, pelo juiz Rafael Leite indica que talvez ele possa tomar medidas enérgicas em relação ao reitor, pois a consulta foi iniciada e houve votação”, conta.

O candidato explica ainda que passaram-se quase cinco horas, entre o momento em que o reitor tomou ciência da decisão judicial e o momento em que a Comissão Eleitoral suspendeu o pleito. “A votação foi suspensa de fato somente por volta das 13h, portanto, passaram-se quase cinco horas da ciência da autoridade máxima da instituição do inteiro teor da decisão, sem que houvesse o seu cumprimento. Configurou-se, assim, o descumprimento de decisão judicial”, ressalta.

O advogado da Chapa 03, Flávio Soares da Costa, revelou que essa última decisão do juiz Rafael Leite exige que a UFPI devolva os cadernos e as urnas de votação, além de proibir a expedição de qualquer relatório das urnas. “As urnas também devem ser preservadas até que saia a decisão final do processo”, informa o advogado.

Veja a cópia do despacho

Cópia do despacho – Imagem: PortalAZ

Fonte: PortalAZ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade