ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Lei determina gratuidade para deficientes carentes em shows

Boa notícia para as pessoas com deficiência - Imagem: Reprodução

O governador Wilson Martins sancionou ainda em abril a lei de autoria da deputada estadual Rejane Dias que garante entrada livre para pessoas com deficiência em shows e eventos culturais, esportivos e de entretenimento. Mas o benefício é concedido somente às pessoas com renda familiar per capta inferior a um salário mínimo.

“Algumas entidades que promovem espetáculos culturais, como circos, já fazem esta cortesia. Mas isto não era lei e, portanto, decidimos oficializar. O acesso à cultura e ao lazer é fundamental para o desenvolvimento individual e, as pessoas com deficiência carentes, que já sofrem com inúmeros problemas até para se deslocar a estes locais, precisavam de mais este incentivo”, argumentou a deputada Rejane Dias.

A lei já está em vigor as pessoas interessadas na gratuidade devem procurar o Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência (Coned), no telefone 3221 3410. Porém, o governo Estadual ainda vai regulamentar suas aplicação e destinar um órgão estatal como responsável pela concessão do direito às pessoas com deficiência que se enquadrem nos benefícios da lei e também fazer a fiscalização. Um dos órgãos que podem receber a obrigação é a Fundação Cultural do Piauí (Fundac).

Os espaços que não cumprirem a determinação estarão sujeitos a penalidades que vão de multa e interdição do estabelecimento. As pessoas que se sentirem lesadas poderão procurar a Promotoria de Defesa das Pessoas com Deficiência, no Ministério Público Estadual.

Fonte: Ascom

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade