Municípios da região de Picos podem voltar às urnas para escolher prefeito

[ad#336×280]Isaías Coelho e Simões, são as cidades da região de Picos que terão nova eleição em 2013 para a escolha do prefeito. A data para o novo pleito ainda não foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI). Nas cidades o candidato eleito teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral.
O registro de candidatura de Edilberto Abdias de Carvalho (PSB), que concorreu à reeleição e obteve 56,95% de votos para a prefeitura de Simões, também foi cassado pelo TSE. A decisão seguiu voto da relatora do processo, ministra Laurita Vaz, que reverteu decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí por entender que, caso assumisse o cargo de prefeito, o político exerceria seu terceiro mandado no município.
Na cidade de Isaías Coelho Everardo Moura foi eleito com 57,51% dos votos válidos. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí deferiu seu registro, mas o Ministério Público recorreu da decisão ao TSE sob a alegação de que o candidato estaria inelegível por ter tido o mandato conquistado em 2008 cassado pela Justiça Eleitoral, fato que resultou a eleição suplementar de 2010.
De acordo com o TER-PI há outros processos pedindo a cassação do registro de candidatos que concorreram às eleições municipais em 2012, mas os julgamentos só acontecerão após o dia 7 de janeiro, quando o tribunal retorna do recesso.
Entre 2009 e junho deste ano, foram realizadas 163 eleições suplementares no país, relativas a processos da corrida municipal de 2008. O Nordeste foi a região onde mais ocorreram eleições suplementares com um total de 71 municípios. Só no Piauí foram realizadas 25.
G1 PI